Prefeitura da capital aumentou o percentual do desconto por causa da crise provocada pela pandemia. Antes, abatimento era de 7%.
A Prefeitura de Teresina ampliou o desconto na cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para imóveis comerciais. O percentual passou de 7% para 12%. Medida foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, dia 4.
“Em virtude da pandemia, da fragilidade da economia teresinense, da indústria e do comércio, que são geradores de emprego e renda, o prefeito Dr. Pessoa e o secretário de Finanças Robert Rios decidiram ampliar o desconto para a cota única desses imóveis não residenciais edificados ou imóveis comerciais, exceto terrenos”, disse o secretário executivo da SEMF, Eduardo Lima.
De acordo com o secretário, por causa da implantação desse desconto para os imóveis comerciais, o sistema da SEMF para emissão dos carnês, que apresentava inconsistência, terá que passar por manutenção nesta terça-feira.
“Os contribuintes poderão acessar o sistema a partir de amanhã ou ao longo dessa semana para emissão dos carnês. Vale ressaltar que esses carnês também serão enviados para as residências dos 235 mil contribuintes durante o mês de julho”, acrescentou.
Eduardo Lima ressaltou que o desconto na cota única do IPTU é válido apenas para os contribuintes que não possuem débitos anteriores em relação ao imposto. “Quem possui débito de anos anteriores não conseguirá emitir a cota única com desconto do IPTU 2021. Esses contribuintes podem negociar suas dívidas acessando o Programa de Pagamento Incentivado no site da prefeitura”.
Veja o calendário de pagamento:
Cota única: 31 de julho de 2021
Primeira parcela: 31 de julho de 2021
Segunda parcela: 31 de agosto de 2021
Terceira parcela: 30 de setembro de 2021
Quarta parcela: 30 de outubro de 2021
Quinta parcela: 30 de novembro de 2021
Sexta parcela: 30 de dezembro de 2021