Uma delas é a empreendedora Paula Carvalho, que fez diversos cursos no Amor de Tia. Atualmente é instrutora no projeto.

O projeto Amor de Tia e o Centro de Referência Esperança Garcia, unidades mantidas pela Prefeitura se Teresina, capacitou profissionalmente 2.225 mulheres nos últimos oito anos. Através dessa ação, muitas conseguiram sua autonomia financeira.
Uma delas é Paula Carvalho, de 39 anos, que fez diversos cursos no Amor de Tia Norte a partir de 2018 e hoje é instrutora no projeto. “Trabalhei por muito tempo em uma padaria e, com a experiência na parte de padaria e confeitaria, resolvi colocar minha própria empresa na minha residência. Hoje trabalho fazendo bolos, salgados, bombons caseiros, bolos, doces, entre outras delícias. Através de tudo isso é que tiro minha renda familiar”, contou.
História parecida conta K.R.P.P*, de 29 anos, vítima de violência doméstica. Ela começou a frequentar o Centro de Referência Esperança Garcia, onde fez diversos cursos, além de ter recebido todo o acompanhamento psicológico, jurídico e social que precisava.
“Cheguei na unidade muito abalada com a autoestima baixa, e sem muita expectativa de futuro. Mas com todo acompanhamento que tive fui me restabelecendo e ao participar do curso de ornamentação com balões me redescobri, gostei e comecei a trabalhar nesse ramo. É onde retiro todo meu sustento e foi a forma de conquistar minha autonomia financeira”, afirma.
De acordo com a gerente de Enfrentamento à Violência, Lidiane Oliveira, trabalhar a perspectiva da autonomia econômica das mulheres é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas.
“O eixo empoderamento feminino foi essencial para entendermos que, a partir da autonomia economia, as mulheres conseguem reconhecer suas capacidades. Pensar na perspectiva da autonomia econômica também nos faz refletir que muitas mulheres permanecem na situação de violência por falta dessa autonomia. Baseado nesse contexto que a secretaria foi desenvolvendo as capacitações durante essa gestão”, ressaltou a gerente.
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Teresina foi criada em 2017, desde 2011 havia uma coordenadoria que atuava para apoiar, articular, coordenar, planejar e executar políticas públicas para as mulheres em Teresina.
A primeira unidade do Amor de Tia foi criado em 2015. O local atende mulheres em situação de vulnerabilidade, onde são desenvolvidas atividades que promovem a qualificação profissional, empoderamento feminino, além de estimular o desenvolvimento psicossocial de crianças de 1 ano a 2 anos e nove meses.
Outra unidade vinculada a Secretaria da Mulher, e que foi inaugurada também em 2015, é o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), que atende mulheres em situação de violência na cidade de Teresina, disponibilizando também assistência psicossocial e jurídica. A unidade fica localizada na Rua Benjamin Constant, 2170, região Centro-Norte de Teresina.
Semcom