O evento realizado no Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Espedito Resende, zona Sul da cidade.

Com intuito de colaborar com a construção de uma cultura de paz nas escolas, a Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setas), esteve presente, nesta terça (18), em uma reunião interinstitucional proposta pela 3ª Gerência Regional de Educação (GRE).
O evento realizado no Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Espedito Resende, zona Sul de Piripiri, abordou o tema “Juntos pela Paz” com intuito de discutir estratégias e ações voltadas para restabelecer o ambiente de cultura de paz nas escolas, em face do crescimento da violência disseminada nas redes sociais em âmbito nacional.
Estiveram presentes, representantes de empresas e instituições nas áreas de Educação (Sinte, escolas da rede privada e faculdades), Segurança (PM e PRF) e Assistência Social (Apae, Setas e Conselho Tutelar), além da Câmara Municipal, igrejas, OAB-Subseção de Piripiri, Pelotão Mirim e o 2º/PI – Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES).
A pedagoga Jucélia Melo, que representou a secretária de Educação, Tânia Marilda Monteiro, destacou a importância da intersetorialidade no processo de construção de uma cultura de paz. “A Seduc já vem tomando essa inciativa, já está conversando e movimentando diretores e alguns diretores já estão tomando iniciativa e levando palestras para as escolas”, afirmou.
“O que vimos aqui é que o primeiro ponto é o acolhimento, a escuta, a observação, o trato não só com nossos alunos, mas também com nossos professores e aproximar cada vez mais a família da escola. Só assim, acredito que a gente vai conseguir implementar, de verdade, essa cultura de paz nas escolas”, explicou Jucélia Melo.
A diretora de Proteção Social da Setas, Hélvia Cruz, que representou a secretária Cínthia Rezende, disse que o “momento é muito importante de diálogo entre todos os setores, buscando a segurança pública de nossa crianças e adolescentes. A Setas também está se fazendo presente, participando desse diálogo”, disse.