PIAUÍ

Governo do Piauí vai investir R$ 22 milhões na manutenção das barragens

Até agora, nove das 15 barragens que estão sob a responsabilidade do Idepi foram vistoriadas.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) reforçou o monitoramento das 15 barragens sob a responsabilidade do órgão desde o início de dezembro de 2023, abrangendo tanto as estruturas físicas quanto os aspectos operacionais.

Segundo o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, o objetivo das inspeções regulares é identificar e avaliar as possíveis anomalias que possam comprometer as condições de segurança e funcionamento das barragens, além de verificar seu estado de conservação. Até agora, nove das 15 barragens foram vistoriadas.

“As barragens são reservatórios essenciais para a manutenção de muitas comunidades no Piauí e garantem o abastecimento de muitas famílias. Por isso, nosso compromisso vai além do período chuvoso ou do período de seca. Nossas equipes trabalham o ano inteiro para garantir que esses reservatórios cumpram seu papel de maneira segura e eficaz”, afirmou Eulálio.

O Idepi decidiu por uma importante mudança para a melhoria dos serviços. Antes, os acompanhamentos e intervenções eram pontuais conforme as necessidades. Agora esse trabalho foi intensificado. Por isso serão realizadas manutenções em todas as barragens. O processo de licitação da empresa que fará os serviços já foi concluído e os serviços devem iniciar já no mês de março.

“Já passamos pela fase da licitação. Vamos ver ordens de serviço agora. Teremos R$ 22 milhões em investimentos para a manutenção das 15 barragens sob nossa responsabilidade. Vamos fazer limpeza, retirada de vegetação do entorno do reservatório, refazer meio-fio de estradas e outros serviços em todas as nossas barragens”, garantiu o diretor-geral do Idepi.

A equipe especializada do Idepi realiza inspeções periódicas, adotando medidas preventivas e corretivas para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir. A manutenção proativa protege e garante a segurança das estruturas que ficam sob os efeitos das chuvas e do calor intenso característico da região e outros agentes.

Barragens sob responsabilidade do Idepi:

  1. Salinas – São Francisco do Piauí;
  2. Piracuruca – Piracuruca;
  3. Algodões II – Curimatá;
  4. Pedra Redonda – Conceição do Canindé;
  5. Mesa de Pedra – Valença do Piauí;
  6. Corredores – Campo Maior;
  7. Emparedado – Campo Maior;
  8. Bezerro – José de Freitas;
  9. Poços – Itaueira;
  10. Salgadinho – Simões;
  11. Estreito – Padre Marcos;
  12. Poço Marruás – Patos do Piauí;
  13. Petrônio Portela – São Raimundo Nonato;
  14. Barreiras – Fronteiras;
  15. Bonfim – Bonfim.

 

Deixe uma resposta