PIAUÍ

Piauí terá protocolo de prevenção a desastres naturais

Governador Rafael Fonteles definiu ainda a atuação da Defesa Civil em pontos de maior atenção em áreas de risco.
Governador Rafael Fonteles e a secretária Norma Nogueira (Foto: Gabriel Paulino)

O governador Rafael Fonteles recebeu na manhã de hoje (4), no Palácio de Karnak, a secretária de Defesa Civil do Piauí, Norma Nogueira. Na oportunidade, o governador afirmou o compromisso de instaurar um protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Rafael ressaltou a importância da Defesa Civil no amparo e prevenção em situações de catástrofes e situações emergenciais. “A primeira missão que dei à Norma foi a criação de um verdadeiro protocolo integrado com os municípios, com os outros órgãos dos governos estadual e federal, com as instituições para fazer essa prevenção e dar essa resposta rápida para eventuais desastres e tragédias que aconteçam”, explicou Fonteles.

O governador apontou ainda a emergência da atuação em municípios que possuem área de risco. Fonteles definiu prioridade em 12 municípios de maiores riscos. “Há um estudo que aponta 102 áreas de risco no estado do Piauí. Um estudo feito pelo órgão federal a CPRM (Serviço Geológico do Brasil), que eu já pedi a secretária Norma que atue, principalmente, nos 12 (pontos) que são de maior risco”, detalhou.

Outro ponto destacado por Rafael é a necessidade de zerar o uso permanente de carros pipa, sendo utilizado apenas em momentos de emergência com as secas sazonais. “Vamos ampliar em, pelo menos, 80% a cobertura de água e saneamento, em parceria com os municípios de forma consorciada e transparente. Com isso, poderemos praticamente zerar o uso permanente de carros-pipa, utilizando somente em casos de emergência”, destacou.

A secretária Norma Nogueira afirmou estar a postos para cumprir todas as metas estabelecidas no plano de governo de Rafael Fonteles. “Estou preparada e reafirmo o compromisso, juntamente com a equipe da Defesa Civil do Piauí, para cumprir as metas definidas pelo governo do estado”, declarou.

 

Deixe uma resposta