NOTÍCIAS

IPVA 2024: Pagamento do imposto com desconto de 15% vence na quarta-feira

O prazo também encerra no dia 31 de janeiro para quem optar por pagar o imposto parcelado em três vezes. 

Termina na próxima quarta-feira (31) o prazo para pagamento da cota única do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto de 15%. Nesse prazo também vence a primeira parcela para quem optar pelo pagamento do imposto em três vezes.

A taxa de renovação do licenciamento anual de veículos para o exercício de 2024 deve ser paga até o próximo dia 28 de março, uma vez que 29 de março é feriado por conta da celebração da Paixão de Cristo.

“O contribuinte que pagar a cota única do IPVA até 31 de janeiro de 2024 obtém um desconto de 15% no valor do imposto. Enquanto quem pagar a cota única até o dia 29 de fevereiro, o desconto é de 10%. E quem optou pelo parcelamento, a primeira cota do IPVA já vence no próximo dia 31 janeiro”, explica a superintendente da Receita da Sefaz, Graça Moreira Ramos.

Para realizado o pagamento do IPVA, o contribuinte pode imprimir o documento de arrecadação pela internet, acessando o site da Sefaz, por meio do endereço: https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/.

Para pagar as taxas e multas relativas ao Detran, basta acessar o endereço: http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf.

O boleto do IPVA também pode ser retirado no no site do Detran, por meio do endereço https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/debitos.

O governo do estado, seja por meio da Sefaz ou do Detran, disponibiliza apenas essa forma de boleto para pagamento do IPVA.

“A Sefaz não entra em contato via aplicativo de mensagem para cobrança de impostos. Só é possível gerar o boleto para pagamento dos tributos por meio do DAR (Documento de Arrecadação) emitido pela página da Sefaz-PI, Detran-PI e GOV.PI.CIDADAO. Mensagens ou links suspeitos que levam a outras plataformas ou números de PIX podem ser indícios de golpes. Fiquem atentos”, alerta a superintendente da Receita Estadual.

Texto publicado com 25/1/24 e atualizado em 26/1/24

Deixe uma resposta