Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 24 condutores de veículos foram presos desde o início da operação, em 1º de julho.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) flagrou 67 condutores de veículos sob o efeito de álcool nas estradas federais que cortam o Piauí. Destes, 24 foram presos. Esse é o resultado parcial de 25 dias da Operação Férias Escolares 2021, iniciada em 1º de julho.
De acordo com a PRF, a cada nove horas um condutor é flagrado ao volante após ingerir bebida alcoólica. A corporação está intensificando a fiscalização com o aumento de realização de procedimentos. Até agora, foram realizados 338 testes.
Os números refletem o aumento do fluxo de veículos nesse período, bem como a imprudência de parte dos condutores em insistir nessa prática criminosa.
O que diz a lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, será autuado em R$ 2.934,70, 7 pontos na CNH e poderá ter seu direito de dirigir suspenso. Se for configurado o crime de trânsito, ele será preso e encaminhado à polícia judiciária local. Se o condutor for flagrado novamente em menos de 12 meses, será autuado no valor de R$ 5.869,40 além de todas as sanções administrativas.
De acordo com a Lei Nº 13.546/17, o condutor que estiver sob o efeito de álcool e causar acidente que resulta em lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, terá sua pena privativa de liberdade em reclusão de dois a cinco anos.
Com informações da PRF-PI