Fevereiro registra até agora 261 mortes contra 225 em janeiro, de acordo com os dados do boletim epidemiológico da Sesapi.
EDNALDO CÍCERO FREITAS jornalista redacao@edcicero.com.br
Os dados do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), divulgado sexta-feira (26), mostram o avanço da covid-19 em 2021.
Em 26 dias, fevereiro registra 261 vidas perdidas para a doença no estado. Essa quantidade supera o total de mortes em janeiro, 225.
Fevereiro também teve mais óbitos do que novembro (231) e dezembro (206) de 2020.
Julho do ano passado aparece como o período mais letal da pandemia, com 668 perdas. No estado, 3.326 morreram com o coronavírus até agora.
Um alerta: a Sesapi registrou 21 mortes em 24 horas na sexta-feira. É o maior número diário neste início de 2021.
Casos
Segundo o boletim, o ano começou com 16.111 diagnósticos positivos para o vírus em janeiro. Em dezembro passado foram 15.493 infectados.
Com 14 mil ocorrências, fevereiro deve fechar com uma redução considerável de casos. Mas isso não significa que a pandemia esteja sob controle. São mais de 30 mil novos contaminados em dois meses
Na opinião de especialistas, a covid-19 avançou em dezembro por causa das aglomerações da campanha eleitoral, e acelerou o ritmo em janeiro com a ajuda das festas de fim de ano.
O aumento na quantidade de pessoas contaminadas pelo coronavírus é uma realidade nacional. Os hospitais estão lotados de norte a sul do país. A pressão é maior por vagas de UTI. A rede de saúde caminha para o colapso.
O único caminho para evitar uma tragédia é impor medidas restritivas severas, com punições para quem desrespeitá-las. Isso porque parte da população já mostrou que não deseja ajudar. Basta ver os registros frequentes de festas clandestinas com aglomerações.