DESTAQUE

Alepi: Rafael Fonteles destaca avanço na saúde, educação e segurança pública

A abertura das atividades na Assembleia Legislativa do Piauí foi marcada pela entrega da reforma no plenarinho.
Rafael Fonteles faz o balanço do seu primeiro ano de governo (Foto: Divulgação/CCom)

O governador Rafael Fonteles fez a leitura da Mensagem Anual nesta segunda-feira (5) durante a abertura da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí. Na oportunidade, o gestor destacou as ações do Governo do Estado ao longo de 2023 e elencou as prioridades de sua gestão para 2024: geração de emprego e renda, mas priorizando saúde, educação e segurança.

Em seu discurso, o governador fez um balanço das ações realizadas em 2023. “Geramos mais de 20 mil empregos de carteira assinada no ano passado; colocamos o nome do Piauí no mapa mundial das evoluções tecnológicas e das transformações fundamentais nas questões energéticas e ambientais; avançamos na educação de tempo integral e na segurança, que já colhe resultados impressionantes; estamos atraindo investimentos e realizando desejos antigos, como o Porto Piauí; e iniciamos o processo que tornará o nosso estado o mais digital do Brasil. Com dedicação, rapidez e excelência, os resultados já estão aparecendo”, disse o governador.

Em apenas 12 meses de gestão, o governador e sua equipe cumpriram 45% dos 178 compromissos assumidos em janeiro de 2023. Dentre as principais realizações, na área da saúde, estão a entrega da Nova Maternidade Evangelina Rosa; a reforma e ampliação de hospitais regionais; a expansão da telemedicina, por meio do Programa Piauí Saúde Digital – 221 dos 224 municípios piauienses já aderiram ao programa – e o aumento no número de cirurgias eletivas, ao mesmo tempo em que houve a redução do tempo médio de espera para a sua realização.

Dentro da expansão da descentralização dos serviços de saúde, o plano de gestão de Rafael Fonteles prevê que os hospitais polos – Parnaíba, Picos e Floriano – ofereçam os mesmos serviços disponíveis em Teresina.

Na educação, o governador frisou que o Piauí saiu de 96 para 351 escolas de tempo integral, de 27 mil alunos para 70 mil alunos em tempo integral.

Na segurança, o destaque foi a maior nomeação da história da segurança pública do Piauí, com a formatura de 1.104 novos policiais militares, além da entrega de viaturas e redução dos índices de criminalidade — redução em 30% do roubo de celulares e veículos e redução em 12% dos homicídios.

“Vamos continuar a redução de homicídios, de roubo, de furto, que é o que mais interessa à população. São vários investimentos sendo feitos para continuar a redução desses indicadores”, disse Rafael Fonteles.

Na área de infraestrutura, o governador inaugurou a primeira etapa do Porto Piauí, obra que promete atrair investimentos e empresas ao Piauí, ao mesmo tempo em que gera riquezas e oportunidades de emprego aos piauienses.

Ele anunciou ainda, dentro da área de porto, a inauguração do terminal pesqueiro.  “Provavelmente o cais pesqueiro [será entregue] no final de março, início de abril, estaremos inaugurando a primeira vocação, digamos assim, do Porto, que é a cadeia produtiva já existente, que será profissionalizada, agregando valor a essa produção, inclusive, com a indústria de conserva de atum, ao lado desse terminal pesqueiro”, ressaltou Fonteles.

O governador anunciou ainda que o calado do porto será ampliado para 11 metros, permitindo que navios com capacidade de 50 mil toneladas possam atracar no cais de Luís Correia.

Ainda na área da infraestrutura, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), realizou a recuperação de diversas rodovias e trechos, o que colocou o Piauí na primeira colocação do Norte/Nordeste como o estado com a maior porcentagem de estradas em boas e ótimas condições, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Rafael Fonteles encerrou a leitura da Mensagem Anual com uma previsão para os próximos anos. “É só o começo. Seguiremos em busca de mais, do que será o melhor para nosso Estado e para nossa gente. Sem medo do futuro e trabalhando para que ele aconteça para todos nós. Sem deixar ninguém para trás”, finalizou o discurso.

O presidente da Assembleia, Franzé Silva, elogiou o primeiro ano de gestão do governador Rafael Fonteles. “É uma gestão jovem, inteligente e comprometida, especialmente com os mais pobres. O desenvolvimento do Piauí é notório e podemos sonhar cada vez mais alto”, disse o presidente.

Reforma do Plenarinho

Antes de realizar a leitura da Mensagem Anual, o governador Rafael Fonteles, acompanhado do presidente da Assembleia, Franzé Silva, e dos demais deputados, inauguraram a reforma do Plenarinho Deputado Prado Júnior. Foram realizadas melhorias em todo o espaço, com nova estrutura de som e refrigeração, além de estrutura de acessibilidade e nova área técnica.

 

 

Deixe uma resposta