Duas mulheres disputam a prefeitura: Chaguinha da Saúde e Aurideia Santos, informa a Justiça Eleitoral.

Foi aberta às 7h deste domingo (13) as eleições suplementares para a prefeitura do município de Murici dos Portelas, localizado na região Norte do Piauí, a 265 quilômetros de Teresina. Duas mulheres disputam o cargo de prefeita, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).
Estão funcionando todos os 14 locais de votação, sendo dois no centro do município e outros 12 em localidades na zona Rural, algumas distantes até 100 quilômetros de Murici, para receber os 5.528 eleitores aptos a votarem nas 22 urnas eletrônicas de votação.
Os trabalhos tiveram início com a emissão e assinatura da zerésima pelos mesários, fiscais, eleitores, e eventualmente candidatos e autoridades presentes, simultaneamente em cada local de votação, e a partir daí iniciado o processo de recepção dos eleitores e de votação.
A eleição vai até 17h, mas os eleitores na fila na fila até esse horário poderão votar. Concluída a votação, terá início a emissão dos boletins de urna, a apuração dos resultados e a elaboração da ata geral das eleições.
Concorrem ao cargo duas candidatas disputam o cargo de prefeito: Chaguinha da Saúde (PSD) tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.
Aurideia teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação, na condição de: “Indeferida Sub Júdice”.
Prefeita cassada
A prefeita eleita em 2020, Ana Lina de Carvalho Cunha Sales, teve o mandado cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque ela ainda era casada com o prefeito do município, Ricardo Sales, durante gestão de 2016 a 2020. Com isso, o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mutuca (PSD) assumiu a prefeitura em novembro do ano passado.