A professora Nadir Nogueira tomou posse nesta quinta-feira (12) como reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com outros 14 novos dirigentes de universidades e institutos federais. A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e dos secretários de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). “A educação é o alicerce do desenvolvimento social e econômico, por isso estamos investindo incansavelmente para fortalecer esse setor em todos os níveis”, disse o ministro.
A professora Nadir Nogueira disse que a posse dos novos reitores representou a celebração da democracia, que é o pilar fundamental para todas as ações que serão desenvolvidas nas universidades e institutos federais, com ênfase em uma educação inclusiva e de qualidade.
“Este ato concretiza o reconhecimento da democracia, permitindo que possamos trabalhar com segurança em busca dos melhores indicadores de excelência nas nossas universidades. Devemos, também, estar atentos às demandas sociais para promover um país mais justo e igualitário”, afirmou.
Para as universidades federais, foram empossados 12 reitores. Já na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assumiram os postos três novos dirigentes de IFs.
Transmissão de cargo
Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reitora Nadir Nogueira assumiu o comando da UFPI no dia 21 de novembro, em solenidade de transmissão do cargo conduzida pelo ex-reitor Gildásio Guedes.
Com informações do MEC e da UFPI