Votação será em horário ampliado, das 7h às 17h, sendo que até às 10h o atendimento será prioritário para idosos.
O Piauí tem 2.456.056 pessoas cadastradas para votar hoje (15) nos 224 municípios do estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Os eleitores vão eleger os novos prefeitos, vices e vereadores para os próximos quatro anos.
Teresina é o maior colégio eleitoral do Piauí, com 558.661 votantes que deverão escolher entre 13 candidatos a prefeito, no primeiro turno das eleições. Há dezenas de políticos disputando vaga na Câmara Municipal.
No Brasil, de acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são mais de 147,9 milhões de inscritos para votar. Só não haverá eleição neste domingo em Macapá, capital do Amapá, por causa do apagão que atingiu o estado.
Horário de votação e pandemia
O horário de votação foi ampliado em uma hora por causa da pandemia do novo coronavírus. As pessoas poderão votar das 7h às 17h, sendo que as três primeiras horas são prioritárias para os idosos.
A Justiça Eleitoral e as autoridades sanitárias determinaram medidas que devem ser seguidas pelos eleitores, a fim de evitar contágio pelo novo coronavírus. Por esse motivo, a biometria foi suspensa.
Todos deverão comparecer às seções eleitorais com máscara e seguir normas de higiene, como limpar as mãos com álcool em gel, evitar contatos com os mesários e levar a própria caneta para assinar o caderno de votação.
Segundo turno
Caso a eleição para prefeito em Teresina não seja definida hoje, haverá segundo turno no dia 29 de novembro. Quem por acaso não comparecer às urnas neste domingo, poderá votar daqui a quinze dias.
No Brasil, o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.