No estado, existem mais de 900 processos em andamento, segundo levantamento do Tribunal de Justiça.
O Tribunal de Justiça do Piauí lançou hoje (26) a cartilha Anote e adote, um guia com informações sobre o processo de adoção legal de crianças e adolescentes. No estado, existem mais de 900 ações em andamento. A Vara da Infância e da Juventude em Teresina tem o maior volume de processos.

“A cartilha é uma adaptação do material disponível no site do CNJ e busca incentivar e sanar possíveis dúvidas acerca da adoção, incentivando, conscientizando e desburocratizando um pouco do imaginário sobre a tramitação desses processos”, disse a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude da comarca de Teresina, Maria Luiza de Moura Mello e Freitas.
De acordo com a magistrada, o material servirá de guia não apenas para aqueles que já estão envolvidos em ações judiciais da adoção legal, como fonte básica de informação, mas também para aqueles que possuem dúvidas e incertezas sobre como ocorre todo o processo: “Essa é mais uma medida do Judiciário Piauiense para aproximar a sociedade civil dessa causa que, sobretudo, expressa amor e respeito ao próximo”, completa Maria Luiza de Moura Mello e Freitas.
A cartilha é uma realização do projeto Filhos do Sol do Equador, organizado pela Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES) do Tribunal de Justiça do Piauí. A execução está a cargo da Gerência do Sistema Nacional de Adoção – SNA, órgão da Corregedoria Geral da Justiça, através da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, com o apoio da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (CEJIJ), órgão da Presidência do TJPI.