EDUCAÇÃO

Inscrições para cursos do Sisu 2024 terminam hoje

Resultado final deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro. Piauí abriu mais de 10,5 mil vagas em universidades públicas.
Campus da UFPI em Teresina (Foto: Divulgação)

O prazo de inscrioções para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, do Ministério da Educação (MEC), será encerrado hoje (25) às 23h59 (horário de Brasília). Os candidatos a uma vaga no ensino superior devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.

Para este ano, três instituições públicas de ensino superior instalados no Piauí estão oferecendo mais de 10,5 mil. As oportunidades estão distribuídas entre a UFPI, com 5.264 vagas em Teresina e interior; Uespi, 4.215 vagas na capital e interior; e UFDPar, com 1.036 vagas em Parnaíba.

Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e os institutos federais.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.

A classificação também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.

Até a noite de ontem, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Nessa data também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

Da Redação e Agência Brasil

 

Deixe uma resposta