PIAUÍ

Inauguração da primeira etapa do Porto Piauí será nesta quarta, em Luís Correia

Logo após solenidade de inauguração, em Luís Correia, o cantor Xand Avião comanda festa em comemoração ao avanço nas obras do porto.
Terminal Pesqueiro em Luis Correia (Foto: Divulgação)

O tão aguardado Porto Piauí terá a sua primeira etapa inaugurada, nesta quarta-feira (13), em Luís Correia. O governo do estado preparou um ato solene com a presença de autoridades, com a chegada de dois navios da Marinha e uma festa para um público de 12 mil pessoas, que contará com shows gratuitos. O forrozeiro Xand Avião é uma das atrações.

O evento é aberto ao público e os portões serão abertos às 14h. O governador Rafael Fonteles, por meio de suas redes sociais, convidou a população para prestigiar esse momento histórico para o Piauí. “Há décadas o povo do Piauí sonha com este projeto para que a gente possa importar e exportar mercadorias a partir do nosso próprio porto. Teremos outras etapas, novos terminais e, certamente, a atração de muitas indústrias para o norte do Piauí. Então, convido a todos a se fazerem presentes neste dia histórico. A gente se encontra lá!”, publicou Fonteles.

Uma das obras mais importantes para o estado, idealizada há décadas, finalmente sai do papel e chega para fortalecer diversos setores, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda para a população. Nesta quarta (13), já será entregue o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto; além do pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral.

Quem for ao evento ainda terá a oportunidade de ver a exposição “Nasce o Porto” que apresenta a história e os desafios para o desenvolvimento do projeto. A exposição também conta com uma sala interativa, garantindo aos visitantes uma experiência imersiva e lúdica.

Antes do início do evento de entrega da primeira etapa do Porto Piauí, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, visitará o local pela manhã e fará a entrega da Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), documento que autoriza o “nascimento” do porto.

CCom

 

Deixe uma resposta