O evento acontecerá na cidade de Cururupu, com a participação de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O vice-prefeito de Cururupu (MA), Gustavo Pestana, recebeu na manhã desta quinta-feira (25) a visita da supervisora de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Tatiana Freitas, e do analista ambiental Francisco Júnior.
Durante o encontro, trataram da I Conferência de eleição do Conselho Consultivo do Mosaico dos Recifes Maranhenses e de outros assuntos sobre a preservação do meio ambiente no município.
No Maranhão existem três Unidades de Conservação Marinhas, próximas aos municípios de Cururupu e Apicum-Açu. O Conselho abrange as 3 unidades, que são Parcel de Manuel Luís, Banco do Tarol e Banco do Álvaro.
O Conselho é um fórum de discussão sobre questões ambientais e sociais que dizem respeito às unidades de conservação, com a responsabilidade de definir estratégias de conscientização da população local sobre a importância de conservação do meio ambiente, trabalhos de educação ambiental e incentivar o turismo ecológico na região.
Na reunião, também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo, Ademilton Ramos, e a coordenadora de Meio Ambiente, Yasmin Soares.
A conferência acontecerá nesta sexta-feira (26), às 14h, na Associação dos Trabalhadores Rurais, na Rua Cesário Coimbra, n° 140, no Centro de Cururupu.
Sobre o Mosaico
O Mosaico do Recifes Maranhenses foi instituído através da Portaria nº 0188 de 7 de dezembro de 2020 e abrange as Unidades de Conservação Estaduais Marinhas e suas respectivas zonas de amortecimento. São elas: PEM Parcel de Manuel Luís, PEM Banco do Tarol e PEM Banco do Álvaro.
O PEM Parcel de Manuel Luís foi o primeiro Parque Estadual Marinho criado no Brasil, protegendo um dos maiores bancos de corais da América do Sul, onde cabeços de coral afloram à superfície.
O PEM Banco do Tarol trata-se de um banco de cascalho e corais formado por carapaças soltas, sem construir cabeços, bastante extenso e raso.
O PEM Banco do Álvaro trata-se de uma área com predominância de corais e esponjas, semelhante ao PEM do Parcel de Manuel Luís.