MARANHÃO

Flávia Gonzalez é a 1ª mulher conselheira do TCE-MA

Ela já exerceu os cargos de advogada da União e procuradora do estado. A solenidade de posse aconteceu na quinta-feira.
Flávia Gonzalez com o governador Carlos Brandão (Foto: Brunno Carvalho)

Flávia Gonzalez Leite foi empossada na quinta-feira (25) como conselheira do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA), no auditório da Corte. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo em 77 anos de existência da instituição.

Eleita por meio de lista tríplice enviada ao Executivo Estadual, Gonzalez deixa o Ministério Público de Contas (MPC) para assumir a nova função, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Raimundo Oliveira Filho, que completou 75 anos em dezembro passado, idade máxima para ocupar o cargo.

Para o governador Carlos Brandão, que participou da solenidade, a escolha de Flávia Gonzalez para o cargo de conselheira é uma oportunidade historicamente significativa para avançar na diversidade de gênero na instituição.

“É mais uma representação inédita no nosso estado. A conselheira Flávia Gonzalez é uma pessoa que tem toda uma história, além de ser uma mulher extremamente competente e preparada, uma funcionária de carreira”, destacou Brandão.

Flávia Gonzalez Leite, que também já exerceu os cargos de advogada da União e procuradora do Estado do Maranhão, comemorou a oportunidade em representar esse momento de abertura de novos espaços às mulheres.

“É uma honra, uma emoção muito grande. Eu agradeço a confiança que foi depositada pelo governador Carlos Brandão. Eu, agora junto ao Colegiado do Tribunal de Contas do Maranhão, pretendo fazer história e abrir caminhos para que novas mulheres ocupem cada vez mais os espaços de poder”, disse a nova conselheira do TCE-MA.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale, enfatizou a sensibilidade que o governador Carlos Brandão teve ao nomear Flávia ao cargo, fortalecendo as trajetórias femininas nos cenários políticos e administrativos.

“Estou muito feliz, muito orgulhosa, é um momento muito especial para o Maranhão, e para a Corte de Contas em ter, pelas primeira vez na história, uma mulher conselheira. Eu como uma mulher presidente do Poder Legislativo, fico muito feliz, porque as mulheres precisam ocupar esses espaços de destaque e empoderamento. Aqui, eu quero agradecer também a esse olhar que o governador teve ao escolher a doutora Flávia, que tem um currículo maravilhoso e é uma profissional muito competente”, comemorou a presidente da Alema.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Marcelo Tavares, pontua que a escolha de um membro do MPC para integrar o Pleno do TCE, conclui a determinação constitucional para a composição da corte de contas maranhense.

“É extremamente importante, é histórico, é a primeira conselheira egressa do Ministério Público de Contas. Ocorre pela primeira vez, de fato, como o modelo estabelecido pela Constituição Federal de 1988. Então, é um momento importante e simbólico para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão”, destacou o presidente do TCE-MA.

 

Deixe uma resposta