
Teresina vai ficar neste domingo (3) sem abastecimento de água tratada até a meia-noite. A suspensão atingirá 80% da capital piauiense e será provocada por serviço de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul, localizada no Distrito Industrial, na zona Sul. A informação é da concessionária Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento da cidade.
De acordo com a empresa, o serviço começa às 9h e faz parte do plano B-R-O bró, que visa garantir o atendimento de toda a população teresinense no período mais quente do ano. De setembro a dezembro, o consumo tem um crescimento de 30%.
“Essa é uma das operações mais estratégicas do ano. A ETA Sul é responsável por cerca de 80% do abastecimento da cidade, com uma produção mensal que ultrapassa os 7 bilhões de litros de água. Isso representa cerca de 15 milhões de caixas d’água de 500 litros abastecendo toda a zona urbana”, explica Gabriela Coutinho, diretora-executiva da Águas de Teresina.
Durante a parada, as equipes técnicas dos setores de Serviços e Tratamento irão realizar uma série de melhorias essenciais para o bom desempenho do sistema. Entre os destaques da intervenção estão:
Manutenção no transformador reserva da ETA Sul, para ampliar a segurança energética da estação;
Limpeza de dois tanques de Decantação, que são responsáveis pela separação as partículas sólidas presentes na água;
Modernização dos registros do Sistema de Bombeamento, para aumentar a confiabilidade operacional e evitar futuras interrupções no fornecimento.
Além disso, será realizada a troca de 150 metros de rede na Vila da Paz, que vai solucionar uma demanda histórica da região. “Essa obra vai beneficiar diretamente mais de 55 mil famílias, eliminando perdas e reduzindo a necessidade de reparos frequentes”, acrescenta João Igor, gerente de operações da Águas de Teresina.
A concessionária orientou aos moradores das regiões afetadas a reservarem água com antecedência e adotarem uso consciente durante o período da manutenção.
Plano B-R-O bró
O Plano B-R-O bró 2025 é um conjunto de ações preventivas e investimentos que visam assegurar a segurança hídrica de Teresina entre os meses de setembro e dezembro, período em que a cidade enfrenta altas temperaturas e maior demanda por água.
Neste ano, devido à previsão de uma estiagem mais intensa, o plano foi antecipado, com ações iniciadas ainda em junho. Desde então, já foram realizadas paradas para manutenção em outras estações de Teresina.