O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), um dos maiores eventos culturais do País, está com sua programação pronta e cheia de atrações gratuitas para a edição de 2025, quando completa 15 edições, prometendo uma celebração da diversidade e riqueza da língua portuguesa. O festival, que ocorre de 25 e 30 de agosto em Teresina, terá espetáculos de grupos de Portugal, Moçambique, Angola e do Brasil, unindo as diferentes tradições e expressões artísticas dos países lusófonos.

São mais de 20 espetáculos gratuitos ocupando espaços culturais como o Theatro 4 de Setembro, o Cine Teatro da UFPI (Universidade Federal do Piauí), a Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários; a praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos, o Espaço Cultural Casa de Soraya e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina.
Pelo terceiro ano, o FestLuso contará com o módulo circulante em Brasília, de 21 a 24 de agosto, no Sesc Taguatinga, no Espaço Cultural Paulo Autran. Nesta quinta, estreia por lá o espetáculo Figueiredo, de Porto Portugal e mais três apresentações até domingo.
Em Teresina, na abertura do FestLuso, na segunda (25), no Theatro 4 de Setembro, será realizada a abertura oficial e na sequência um mini documentário sobre a vida do professor Gomes Campos, que completaria 100 anos em 2025. Falecido em 2007, ele foi um dos maiores propagadores do teatro no Piauí, como forma de transformação e educação. Na sequência, estreia o espetáculo “Caim”, baseado na obra de José Saramago. É um monólogo interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e dirigido por Jacyan Castilho. A peça tem o apoio da Fundação José Saramago, de Lisboa, e é o único espetáculo, com texto do escritor, a representar o Brasil.
Uma das novidades desta edição comemorativa é o projeto “FestLuso na Escola”, que vai levar estudantes de Teresina de escolas de tempo integral para assistirem a três espetáculos.
Na quarta-feira, dia 27, às 15h, será “descobri-quê? do grupo de teatro de Porto (Portugal), no Theatro 4 de Setembro.
Na quinta-feira, dia 28, os estudantes assistem a peça “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, da Trupe Motim de Teatro, do Ceará. O espetáculo vai acontecer na Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos.
Na sexta-feira, dia 29, haverá o espetáculo “Nos Tempos de Gungunhana”, com Klemente Tsamba, de Moçambique, no Teatro Barítono Raimundo Pereira. A ação é uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
No Programa Formativo, teremos Celio Turino, com a palestra “Política Cultural no Brasil”, na quarta-feira, dia 27, no Cine Teatro “Torquato Neto” (Club dos Diários), às 10h. Uma das maiores referências em gestão cultural do País, Turino é historiador, escritor, doutor em Humanidades pela Universidade de São Paulo e autor de diversos livros publicados no Brasil e no exterior. Aqui também fará o lançamento de mais uma obra sua.
Um dos espetáculos mais aguardados, também será o último do festival, no sábado, dia 30, com o ator global Tuca Andrada, com o espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, de São Paulo. Criado a partir da leitura de “Torquatália”, uma antologia de obras de Torquato Neto, conduzida por Paulo Roberto Pires, a vida e obra de Torquato Neto ganham uma nova dimensão ao migrarem do universo literário para o palco teatral.
O 15º FestLuso tem realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções. Patrocínio: Secretaria da Cultura do Piauí, PNAB – PI, Ministério da Cultura. Apoio: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Sesc-DF e PNAB Nacional. Acesse: @festluso_oficial.
Toda a programação do FestLuso é gratuita. Para a programação do Theatro 4 de Setembro, o público tem levar um quilo de alimento não perecível.
Programação
Segunda – 25/8
Theatro 4 de Setembro
20h – Exibição de Mini Doc. 100 Anos de Gomes Campos – Franklin Pires/Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos
Abertura Oficial
Espetáculo Caim (Henri Pagnoncelli) – Rio de Janeiro – Brasil
Espaço Cultural Osório Júnior
22h – Show musical Vavá Ribeiro
Terça – 26/8
Cine Teatro da Ufpi
17h -Espetáculo figueiredo – Pedro Vilela/Trema! – Porto – Portugal
Cine Teatro Torquato Neto (Clube dos Diários)
18h30 – Espetáculo “Mwene-Kongo: a mulher da meia noite”- Renata Torres – Luanda – Angola
Theatro 4 de Setembro
20h30 – Espetáculo descobri-quê? – Estrutura – Porto – Portugal
Quarta – 27/8
Cine Teatro da UFPI
17h – Espetáculo Manual para Drag Queen – Dressed as a girl? Isabel Mões – Lisboa – Portugal.
Theatro 4 de Setembro
20h30 – Reisado de Boa Hora – Fundação Pedro Coelho de Resende – Ponto de Cultura de Boa Hora – Teresina – Piauí – Brasil
Espaço Cultural Casa de Soraya
*22h – Lançamento do Livro “Sementeira: Grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas públicas” – Célio Turino e Show – Elis Redescobrir 80 (Elis Vive!)
Quinta – 28/8
Cine Teatro da UFPI
17h – Espetáculo No seu Vestido – Grupo de Teatro Girassol – Maputo – Moçambique
Cine Teatro Torquato Neto (Clube dos Diários)
18h30 Espetáculo – Minha Vida Como Você Nunca Viu – Com Fernando Freitas – Grupo Harém de Teatro – Teresina – Piauí – Brasil
Theatro 4 de Setembro
20h30 – Espetáculo Confia em Mim – Trupe Caba de Chegar e Residência de Sapateado – Fortaleza – Ceará – Brasil
Sexta – 29/8
Cine Teatro da UFPI
17h – Espetáculo O Mendigo ou o Cachorro Morto – Cia de Dramas e Comédias – Teresina – Piauí – Brasil
Theatro 4 de Setembr0
20h30 – Espetáculo O Movimento rápido dos olhos – Trupe Motim de Teatro – Quixeré – Ceará – Brasil
Sábado – 30/8
Cine Teatro Torquato Neto (Clube dos Diários)
18h – Espetáculo Karingana e a batucada de contos – Klemente Tsamba – Maputo – Moçambique
Theatro 4 de Setembro
20h – Espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, com Tuca Andrada – Brasil