EDUCAÇÃO

Escolas municipais de Teresina encerram matrículas para a educação infantil

As matrículas estão sendo feitas exclusivamente pela internet. Veja a lista de escolas com vagas abertas no site da Semec.
Escola municipal de Teresina (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) encerra hoje (19) a primeira etapa de matrículas para alunos novatos nas escolas da Prefeitura de Teresina. Neste primeiro momento estão sendo efetuadas as matrículas para os alunos da educação infantil (1° período ao maternal II).

Neste ano as novas matrículas estão sendo realizadas presencialmente e de forma virtual em 155 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), por meio do Sistema de Gerenciamento de matrícula (Sigma) Online. O procedimento pode ser realizado via web no link da Sigma ou baixando o aplicativo da plataforma.

Para smartphones com sistemas Android o aplicativo pode ser baixado pelo Play Store e para IOS na App Store. Os pais ou responsáveis precisam se cadastrar na plataforma Sigma, com um usuário e senha para ter acesso ao aplicativo.

Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘Primeiro Acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis ou ‘Função administrativa’ para diretores e gestores) e preencher os dados pessoais exigidos. Para facilitar o processo, a plataforma possui a sessão ‘Tutoriais’, com o passo a passo para o cadastro e utilização do sistema.

Na plataforma, o procedimento de matrícula é realizado em duas etapas: os pais dos alunos devem fazer a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade de ensino avaliará a solicitação e procederá com a Confirmação de Matrícula. A lista de escolas e CMEIs que realizam matrículas on-line via Sigma pode ser conferida no link da Semec.

“Os pais ou responsáveis devem ficar atentos para não esquecer o comprovante de endereço com CEP ao realizar a matrícula on-line, na plataforma Sigma. E o sistema utiliza geolocalização para facilitar a matrícula em zonas próximas para evitar deslocamento para outras regiões da cidade”, informa o secretário municipal interino de Educação, professor Reinaldo Ximenes, acrescentando que as matrículas novas presenciais, que estão sendo realizadas de forma presencial em 166 unidades de ensino, exigem apresentação dos documentos pessoais de pais e alunos.

De 22 a 26 de janeiro serão realizadas matrículas novas para o ensino fundamental regular e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). E de 22 a 26 de julho é a vez das matrículas para o 2º semestre da EJA. Para 2024 estão sendo ofertadas pela Rede Municipal de Ensino 23 mil vagas para novos estudantes em todos os níveis de educação.

Confira o edital de matrículas escolares com todas as informações no site da Semec.

 

Deixe uma resposta