EDUCAÇÃO

Escolas da PMT abrem 23 mil vagas para alunos novatos

A solicitação de matrícula deve ser feita pelo sistema online, a partir da próxima segunda-feira, de acordo com a Semec.
As matrículas serão feitas através da internet (Foto: Divulgação/Semec)

As matrículas para alunos novatos nas escolas municipais de Teresina começam na próxima segunda-feira (15). Estão disponíveis 23 mil vagas. Neste ano, as matrículas serão de forma virtual em 155 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de matrícula (Sigma) Online.

O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store em smartphones de sistemas Android e App Store para IOS. Na plataforma, o procedimento de matrícula será realizado em duas etapas: os pais de alunos devem realizar a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade que avaliará a solicitação fará a confirmação de matrícula. O procedimento pode ser realizado via web, ao acessar este link.

Os pais ou responsáveis devem estar cadastrados na plataforma Sigma, com um usuário e senha para entrar no aplicativo. Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘primeiro acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis ou ‘Função administrativa’ para diretores e gestores) e preencher os dados pessoais exigidos. A plataforma possui ainda a sessão ‘tutoriais’, que ensina o passo a passo de cadastro e uso do sistema.

Durante o ato de inscrição, o SIGMA indica para os pais ou responsáveis a localização de unidades municipais mais próximas da residência do solicitante, junto da quantidade de vagas disponíveis por série. Para 2024 estão sendo ofertadas pela rede municipal de ensino, 23 mil vagas para acolhimento de novos estudantes em todos os níveis de educação.

A primeira etapa de matrículas será para a educação infantil, de 15 a 19 de janeiro. De 22 a 26 de janeiro serão realizadas matrículas para o ensino fundamental regular e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 22 a 26 de julho deverão ser feitas as matrículas para o 2º semestre destinado a EJA.

Confira aqui a lista de escolas

 

Deixe uma resposta