PIAUÍ

Defesa Civil prevê pico de chuvas em março no Piauí

O climatologista Werton Costa, da Defesa Civil Estadual, diz que indicadores climáticos excluem chances de qualquer estiagem durante este mês.
Março tem previsão de muita chuva (Foto: Edcícero)

O assessor-técnico da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa apresentou durante reunião com a secretária da pasta, Norma Sueli, nesta semana, o monitoramento climático do Piauí referente ao mês de fevereiro e previsões para os próximos meses.

Segundo o balanço do mês de fevereiro, no quesito pluviometria, a distribuição das chuvas foi bastante irregular no ponto de vista geográfico. Choveu mais na faixa norte do estado: litoral e Vale do Longá; e no Centro-Norte, área da Grande Teresina e Médio Parnaíba.

A região Sul do estado apresentou chuvas abaixo da média, principalmente nos municípios que fazem limite com Pernambuco e Bahia.

De acordo com Werton Costa, março é o mês pico da estação chuvosa no Piauí. “As condições de temperatura do atlântico tropical do oceano que banha o Nordeste são muito positivas para chuvas intensas. O oceano permanece bastante aquecido na faixa tropical, o que pode resultar um aumento de vapor ou de nuvens de chuva”, afirmou.

Os indicadores de estiagem chamam atenção, pois estão praticamente zerados, devido à performance de chuvas no estado.  “Ficamos surpresos com os indicadores de estiagem, pois estão praticamente zerados. Mesmo em condições de irregularidade, nós não temos nenhuma estiagem aparente, mesmo que seja uma seca verde”, pontuou o climatologista Werton Costa.

 

Deixe uma resposta