TERESINA

Covid: Número de casos sobe e FMS alerta população

População deve manter a vacinação contra o novo coronavírus em dia, para evitar contágio. Veja onde tomar dose da vacina.
População deve tomar a vacina contra a covid-19 (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), detectou um aumento nos casos de Covid-19 a partir da Semana Epidemiológica N° 47 (que se iniciou no dia 19/11). Diante deste aumento, a FMS alerta a população para reforçar os cuidados com a doença, como manter a vacinação em dia.

Somente nas últimas 3 semanas, 110 casos foram confirmados por teste rápido de antígeno da Covid-19. “Até a presente atualização, o aumento no número de casos positivos não repercutiu em casos graves e óbitos de munícipes de Teresina”, informa Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

No último fim de semana, foram notificados três óbitos de pacientes com covid-19. Destes, dois casos eram de moradores do interior do estado (das cidades de Elesbão Veloso e Campo Grande do Piauí) e um do município de Bom Lugar – Maranhão. Em todos os casos, os pacientes eram portadores de comorbidades.

Walfrido Salmito reforça a importância dos cuidados para evitar o contágio da covid-19. “Pedimos que, se você estiver sentindo algum sintoma gripal, que faça o uso da máscara para evitar a transmissão para outras pessoas. Além disso, mantenha a vacinação contra a covid-19 atualizada”, diz o diretor.

Com a detecção de novas variantes da doença circulando o Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade. Ela está disponível de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping – Edifício Garagem, estacionamento do G3 – que funciona das 13h às 19h.

 

Deixe uma resposta