O presidente da Coopertapp-PI é Érico Luiz dos Santos Araújo. Entidade pretende facilitar a vida dos trabalhadores.
A primeira diretoria da Cooperativa de Transporte por Aplicativos do Piauí (Coopertapp-PI) foi eleita no dia 29 de março. A entidade une motoristas por aplicativos e entregadores de deliverys no estado. O presidente eleito é Érico Luiz dos Santos Araújo.
Seguindo o modelo de sucesso da cidade de Araraquara-SP, o Piauí juntamente com Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul passam a atender a população por meio de uma Cooperativa que usa uma plataforma de aplicativos da própria cidade para competir com a Uber e a 99.

Diferentemente das plataformas internacionais Uber e 99 que chegam a ficar com mais de 40% dos ganhos dos Trabalhadores por Aplicativos pelo valor pago nas corridas, em regra geral, a plataforma local fica com 8% apenas do total, 4% fica com a administração da cooperativa e 88% fica com o trabalhador por aplicativos.
No Piauí, os cooperados e clientes da Coopertapp-PI usarão a plataforma local, aplicativo O TOP. Além dos ganhos a mais, a cooperativa buscará junto ao poder público municipal e estadual, os direitos de benefícios adquiridos pelas leis de fomento.
Direitos compatíveis aos que estão a disposição das cooperativas de táxis, como para fazer uso de tráfego nas faixas exclusivas de trânsito, pontos de apoio em aeroportos, rodoviárias, praças e supermercados.
A Coopertapp-Pi também busca poder concorrer as licitações para prestação de serviços com o poder público e setor privado.
A entidade é resultado da união do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos – SINDMAPI, Associação de Motoristas por Aplicativos – AMATEPI, Associação de Microemprededores e Trabalhadores Individuais de Teresina – ASMETIT e a Associação dos Entregadores de Deliverys – ASSENAP.
Segundo o presidente eleito da cooperativa, Érico Luiz, “não basta parar e ficar somente a reclamar por melhorias. Hoje foi um dia de independência! Um dia que entrará para a história de todos os Trabalhadores por Aplicativos no Piauí. Seremos a primeira Cooperativa de Transporte por Aplicativos com Motoristas e Entregadores juntos, do Norte e Nordeste do Brasil”.