ECONOMIA

Confira o calendário e descontos no pagamento do IPVA 2024 no Piauí

O calendário foi divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda. Pagamento com desconto de 15% vence dia 31 de janeiro.
IPVA com desconto de 15% vence em 31 de janeiro (Foto: Edcícero)

O contribuinte poderá pagar a cota única do IPVA com desconto de 15% até o dia 31 de janeiro. Na mesma data, também deverá ser paga a primeira cota do IPVA para quem optar pelo parcelamento.

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) divulgou o calendário para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da taxa de renovação do licenciamento anual de veículos para o exercício de 2024.

De acordo com a instrução normativa da diretoria da Unidade de Administração Tributária (Unatri) da Secretaria de Fazenda do Piauí, o contribuinte poderá pagar a cota única do IPVA com desconto de 15% até o dia 31 de janeiro. Na mesma data também deverá ser paga a primeira cota do IPVA, para quem optar pelo parcelamento em três vezes.

A taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser paga até o dia 29 de março de 2024.

“Quem pagar a cota única do IPVA até 31 de janeiro de 2024 obtém um desconto maior, de 15% no valor do imposto. Enquanto quem pagar a cota única até o dia 29 de fevereiro o desconto é de 10%. Já para quem desejar parcelar, a primeira cota do IPVA vence no dia 31 janeiro, a segunda no dia 29 de fevereiro e a terceira e última cota deve ser paga até o dia do vencimento da taxa de licenciamento, ou seja, no dia 29 de março de 2024”, disse a superintendente da Receita, Graça Moreira Ramos.

A referida instrução normativa foi publicada na última quarta-feira (6), na página 13, da edição suplementar nº 233/2023 do Diário Oficial do Estado (DOE). Entra em vigor na data da publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.

Vale lembrar que para o pagamento do tributo, no caso IPVA, o contribuinte pode imprimir o documento de arrecadação na internet na página da Sefaz.

Para pagar as taxas e multas relativas ao Detran, basta acessar o site do órgão.

 

Deixe uma resposta