Teresina foi a primeira a tomar a medida. Governo suspendeu a festa em todo o estado, para conter o avanço da covid-19.

Até agora, pelo menos sete cidades piauienses já suspenderam o carnaval de 2021, com o objetivo de evitar aglomerações e combater o avanço da covid-19. Entre elas estão grandes municípios do Piauí.
As prefeituras seguem orientação do governador Wellington Dias, que proibiu a festa em todo o estado. No calendário, a folia estava prevista para o período de 13 a 16 deste mês.
Teresina, Luís Correia, Picos, Floriano, Água Branca, São João do Piauí e Campo Maior compõem a lista dos municípios que já anunciaram a medida.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, tomou a decisão antes mesmo de sair o ato governamental. Ele proibiu o Corso do Zé Pereira – o maior evento da temporada no Piauí – e o carnaval 2021. A Fundação Monsenhor Chaves estuda a realização de um concurso online de fantasias.
Além disso, a Justiça determinou a suspensão de qualquer tipo de evento na capital piauiense, a começar pelas prévias carnavalescas. Bares e restaurante não podem oferecer música ao vivo.
A Prefeitura Luís Correia, no litoral, publicou decreto no sábado (30) proibindo festas e consumo de bebida alcoólica em locais públicos nos dias em que aconteceria a festa. O município também suspendeu o funcionamento de bares, casas de shows, eventos culturais, atividades esportivas e sociais.
O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, para explicar a sua resolução, disse que a “prioridade é manter a saúde da população, evitando eventos que possam disseminar o coronavírus em nosso município”.
Joel Rodrigues, prefeito de Floriano, afirmou que a folia de Momo foi cancelada e não adiada. “Nosso foco será a grande festa de aniversário da cidade, no mês de julho, caso a situação esteja normalizada no país”, disse.
Ponto facultativo
O Governo do Estado e as prefeituras também decretaram a suspensão do ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O ato pretende evitar que as pessoas aproveitem a folga para viajar e, com isso, impedir a circulação do novo coronavírus entre os municípios.
Quarta-feira de Cinzas, dia 17, a folga geralmente durava até o meio-dia, quando o comércio, bancos e os órgãos públicos voltavam a funcionar. Neste ano, o expediente será normal.
O governador Wellington Dias, ao proibir as festividades, atendeu a recomendação do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que faz o monitoramento da covid-19. O colegiado alertou para o avanço da doença, com risco de colapso na rede pública de saúde.
Outros estados
Por causa da pandemia, outros estados brasileiros também já suspenderam o carnaval. Entre eles, estão o Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará e Maranhão. Algumas unidades de federação estão programando promover a festa em junho ou julho.