segunda-feira, 19 janeiro, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Chuvas irregulares preocupam produtores de grãos no Piauí

Mesmo com atraso no período chuvoso, eles mantêm a esperança de uma boa safra 2024/2025 no Piauí

por editor
6 de janeiro de 2025
em DESTAQUE, ECONOMIA
Safra de soja depende da regularidade das chuvas (Foto: Aprosoja-pi)

As chuvas irregulares marcaram o final de 2024 e o início de 2025, trazendo desafios para os produtores. Com 98% do plantio de soja concluído, segundo dados do último levantamento da Conab, a safra de soja no cerrado piauiense ainda aguarda a consolidação do período chuvoso.

Em comparação com a safra 23/24 o atraso na consolidação das chuvas e do período úmido tem foi maior, apesar do plantio ter iniciado mais cedo que em relação a safra anterior, sendo assim os produtores ainda não descartam a hipótese de impacto negativo na produtividade da soja e a redução do potencial da segunda safra de milho.

“O período chuvoso e úmido ainda não se firmou e há uma variabilidade nos acumulados de chuvas, com regiões ainda próximas de 200 milímetros enquanto outras, mais privilegiadas, já superaram 400 a 500 milímetros”, explica Janailton Fritzen, presidente da Associação de Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI.).

Ele ressalta que, apesar do cenário desafiador, as boas práticas adotadas pelos agricultores têm garantido um plantio relativamente estável, com replantios apenas pontuais.

Expectativas de chuvas nas próximas semanas

Mesmo com o clima ainda instável e cenário de incertezas, os produtores seguem confiantes no potencial das lavouras e nas previsões meteorológicas favoráveis.

As regiões mais ao norte do Estado, onde o plantio ainda está iniciando ou em andamento, contam com previsões de chuvas mais abundantes a partir da segunda semana de janeiro de 2025. “Esperamos que se confirmem em todo o estado, pois precisaremos de bons volumes e de regularidade de chuvas para o bom desenvolvimento das lavouras”, afirma Fritzen.

Perspectivas para o milho

Na cultura do milho, mais de 80% da área prevista da primeira safra (cerrado) já foi semeada. Já para a segunda safra (safrinha), o atraso na semeadura da soja deve restringir a expansão, impactando tanto a área plantada quanto a produtividade.

Fritzen explica que a semeadura da safrinha está programada para começar entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2025, acompanhando o início da colheita da soja. E com expectativa de recuperação em relação à safra anterior.

A área destinada ao milho primeira safra apresenta recuperação moderada no cerrado em comparação ao ano anterior, mas as margens de lucro ainda apertadas limitam um aumento mais expressivo.

 

Leia Também

Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 31 milhões
ECONOMIA

Mega-Sena acumula para R$ 50 milhões, diz Caixa; sorteio será na próxima terça-feira

Marinha reforça buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal há 15 dias
DESTAQUE

Marinha reforça buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal há 15 dias

Concurso do BB prorroga inscrições até 3 de março
DESTAQUE

2026 tem 13 feriados bancários nacionais; Carnaval é o próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas