O professor Kleber Montezuma, ex-secretário municipal de educação, foi votado por 37% dos teresinenses, de acordo com o TRE-PI.

Dr. Pessoa (MDB) foi eleito hoje (29) prefeito de Teresina para os próximos quatro anos, com 236.339 votos (62,31%). Ele assume no dia 1º de janeiro de 2021. O médico nascido em Água Branca derrotou o grupo político atualmente liderado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) e que venceu nove eleições seguidas, desde 1985.
O professor Kleber Montezuma, que dirigiu três secretarias municipais em épocas diferentes do domínio tucano, com destaque para o trabalho executado na educação, enfrentou Dr. Pessoa nas eleições de 2020. Saiu da disputa com 142.941 votos, ou seja, 37,69% da votação, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).
Veja aqui os números da apuração.
O emedebista também foi o mais votado no primeiro turno. No segundo, o médico contou com o apoio de vários partidos políticos, inclusive recebeu a adesão de candidatos derrotados no dia 15 de novembro para atrair mais eleitores. O governador Wellington Dias (PT) fez campanha a favor do ex-deputado estadual.
Cidadania
Na sua primeira entrevista após o resultado oficial, o prefeito eleito prometeu trabalhar para os que mais precisam. “Vou resgatar a cidadania das pessoas que vivem na miséria, que vivem nas ruas, ao redor das igrejas sem ter o que comer”, afirmou.
Ele também afirmou que dará a devida atenção aos empresários, dos grandes aos pequenos negócios. “Vou olhar para todos”, disse. Um dos objetivos é criar mais empregos com o fortalecimento da economia local.
Sobre a transição, Pessoa espera que tudo transcorra com transparência. O vice-prefeito eleito, Robert Rios, é um dos escolhidos para participar da equipe de transição da administração. Hoje pela manhã, o prefeito Firmino Filho disse que esse processo começa segunda-feira (30). O tucano deixa o Palácio da Cidade no dia 31 de dezembro.
Desejo de mudança
Após a confirmação da primeira derrota do seu grupo político na capital, Firmino Filho desejou que o Dr. Pessoa faça uma grande administração, mantendo os avanços conquistados pela cidade. Para ele, a derrota foi resultado de “um desejo de mudança”.
Montezuma parabenizou o seu oponente pela vitória, e desejou que ele tenha sucesso na nova missão. O professor disse que saiu da campanha “maior e mais humanizado”. O político agradeceu pelos votos que recebeu. “Aprendi muito nesta campanha”, afirmou.
Perfil do prefeito eleito
José Pessoa Leal (Dr. Pessoa) nasceu em 12 de agosto de 1946, em Água Branca.
É coordenador do Curso de Urgências Médicas e Cirúrgicas e Professor Adjunto de Cirurgia Geral da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Médico formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro (Unifeso), onde também foi professor de Cirurgia Geral, área na qual é especialista, bem como em Saúde Pública, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho.
Foi titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, sediado no Rio de Janeiro; Diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas; e Diretor do Hospital do Satélite, ambos em Teresina.
Exerceu mandatos de Deputado Estadual e Vereador. Nestas Eleições concorreu ao cargo de prefeito pela Coligação “Pra Cuidar da Nossa Gente (MDB/PSB/PRTB).