EDUCAÇÃO

Três alunos de escola pública de São Raimundo Nonato lançam livro de poesia

São eles Júlio Mikael da Silva Castro (autor dos poemas) e as ilustradoras Kayllane Alexandre Silva e Valeska Mesquita Castro.
Estudantes lançam livros de poemas (Foto: Divulgação/Seduc)

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macêdo, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, lançaram nesta terça-feira (12), um livro de poemas “Para Descobrir o Amor”.

A obra é um trabalho dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Júlio Mikael da Silva Castro (autor dos poemas) e Kayllane Alexandre dos Santos Silva (ilustradora), e da estudante do 1º ano do Ensino Médio, Valeska de Oliveira Mesquita Castro (ilustradora) e foi produzida com incentivo dos professores do CEEP que, por meio da leitura, promoveram habilidades como oratória e produção textual nos educandos, além de criatividade, autonomia, liderança e trabalho em equipe.

O livro retrata várias vivências de “amores” e provoca a reflexão sobre as diferentes maneiras de amar. “Isso instiga os leitores a entender que o amor não é só romantismo, que nas diversas aflições se faz necessário amar. Ser resiliente também é uma característica do amor, perder, perdoar, chorar, se reinventar, são diversas formas para se descobrir como amar”, contou a Júlio, autor da obra.

A coordenadora pedagógica Ravenna Assis revelou que o autor dos poemas, Júlio Mikael, ingressou no CEEP no ano passado e mostrava aos professores, todo final de aula, textos produzidos por ele, demonstrando o talento e interesse pela escrita.

A equipe de professores também observou no CEEP algumas alunas que gostavam muito de desenhar e, com a ajuda de uma professora, reuniu o trio de alunos, o que resultou a obra.

“O Júlio, aluno PCD com algumas limitações, vivia com um livro, lendo pelos corredores, e todos os dias ele escrevia um poema e mostrava para os professores. Observando isso e as alunas que gostavam de desenhar, Kallyane e Valeska, começamos a sonhar com o livro e, com a ajuda de uma professora que é escritora, incentivamos a produção”, contou.

Ravenna disse, ainda, que o livro era para ter sido lançado na Gincana Literária do CEEP, que aconteceu em setembro, mas devido a impressão e envio do livro, não foi possível.

“Acabamos lançando no dia 12 de dezembro, fechando com chave de ouro, o ano letivo de 2023”, celebrou a coordenadora.

 

Deixe uma resposta