Professor Werton Costa denuncia falta de galerias na cidade e fala em descaso das autoridades, situação que já dura décadas.

O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, usou as redes sociais para criticar o “descaso com as obras infra-estruturais de drenagem urbana” em Teresina, que enfrenta um “cenário de caos a cada chuva, impactando a mobilidade urbana e submetendo os cidadãos a uma condição de risco”.
Em vídeo, ele diz que é necessário construir uma cidade “adaptada às crises climáticas” e fala em décadas de descaso das autoridades na área de drenagem e saneamento básico. “Teresina é uma cidade que não trata o seu esgoto, polui os seus rios e, principalmente, não está atenta ao crescimento da sua malha urbana” (veja o vídeo no final da matéria).
Segundo Werton, a capital “dormiu no ponto no diz que respeito a questão da drenagem urbana. É uma cidade que clama por galerias”. Por isso, lembra o professor, é comum no período chuvoso “os teresinenses postarem em suas redes sociais cenas de alagamento, cenas de enxurrada”.
Por fim, o professor se dirige aos candidatos e eleitores, no vídeo publicado no Instagram. “Vamos escolher candidatos que apostam na temática ambiental, na temática da sustentabilidade e da resiliência, em quem defende o saneamento básico e as galerias pluviais.”
Werton Costa publicou o vídeo logo após a chuva que caiu no final da tarde e início da noite de segunda-feira (2) em Teresina, e com registros de estragos em vários pontos da cidade, com queda de árvores e alagamentos. Choveu granizo em alguns pontos da cidade.