O processo de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Piauí foi simplificado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. A partir de agora, os interessados poderão solicitar a renovação do documento sem a necessidade de apresentar a certidão de nascimento ou de casamento atualizada.

“Estamos editando a instrução normativa que dispensa a atualização da certidão de nascimento ou casamento, exceto quando houver dúvida sobre a autenticidade, o que agiliza o atendimento e reduz custos. Além disso, todos os servidores do Estado devem renovar a carteira, garantindo que a população piauiense seja completamente atualizada, atingindo o objetivo de 100%”, disse o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.
Decreto
O governador Rafael Fonteles assinou terça-feira (16), durante o Dia D da Cidadania Digital, no Espaço da Cidadania Digital, em Teresina, o decreto que torna obrigatória a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para todos os servidores do Estado sendo efetivos, comissionados, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas. A medida reforça a meta do Governo de universalizar o documento e alcançar 100% da população até 2026.
O estado atingiu um marco histórico em cidadania digital, com 40% da população já possuindo a CIN, liderando o ranking nacional à frente do Acre, que registra 28%. O município de Novo Santo Antônio se tornou o primeiro do país a ter 100% da população documentada com a nova cédula, consolidando-se como referência para todo o Brasil.
Durante a solenidade, o governador destacou o avanço do estado na documentação da população. “Esse evento representa um destaque para alguns municípios que já estão chegando a 100% da população com a carteira de identidade nacional. O Piauí já é o estado com o maior percentual de pessoas com a nova carteira, e isso é a porta para a cidadania e o acesso a políticas públicas em educação, saúde, segurança e economia. Mas queremos ir além e garantir que todos os piauienses tenham a nova carteira”, afirmou.