sábado, 27 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home MANCHETE

MPPI vai fiscalizar segurança nas escolas, após morte de criança

A decisão foi tomada após a morte de Alice Brasil, de 4 anos, na última terça-feira, em uma unidade de rede de escolas CEV, em Teresina

por editor
8 de agosto de 2025
em MANCHETE, REDAÇÃO

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 38ª promotoria de Justiça de Teresina, instaurou, nesta sexta-feira (8), procedimentos administrativos com o objetivo de verificar a existência de medidas estruturais e pedagógicas voltadas à prevenção de acidentes no ambiente escolar nas escolas das redes privada, pública e estadual de Teresina.

Alice Brasil, 4 anos (Foto: Reprodução)

A decisão foi tomada após a morte de Alice Brasil Sousa da Paz, de 4 anos, na última terça-feira (5), em uma unidade de rede de escolas CEV, em Teresina. Um móvel caiu sobre a criança.

“Para a elaboração dos documentos, foi considerada a necessidade de que todas as escolas públicas e privadas adotem medidas preventivas e protocolares voltadas à segurança física dos alunos, garantindo espaços escolares seguros, acessíveis e adequados”, diz nota do MPPI..

Segundo o MPPI, a Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, “torna obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros a professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de recreação infantil, com o intuito de propiciar a atuação imediata e adequada diante de situações emergenciais que envolvam crianças e adolescentes”.

Foram expedidos ofícios ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Piauí, com a solicitação de levantamento sobre a implementação da Lei nº 13.722/2018 e medidas adotadas pelas escolas privadas associadas para garantir a prevenção de acidentes escolares; à Secretaria Municipal de Educação de Teresina(Semec); aos Conselhos Municipal e Estadual de Educação e aos Conselhos Tutelares de Teresina, solicitando manifestação, sobre a existência de denúncias, reclamações ou registros relacionados a acidentes ou ausência de protocolos de segurança em escolas de Teresina.

A Semec e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) têm 15 dias para apresentar ao MPPI:

  • A relação atualizada das unidades escolares das redes municipal e estadual de Teresina;
  • Cópias de atos normativos, orientações ou portarias sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros;
  • Informações sobre a implementação da Lei Lucas, incluindo cronograma de capacitações, registros de presença, entidades executoras, número de profissionais capacitados e periodicidade da formação;
  • Protocolos de atendimento a acidentes, se existentes, e os responsáveis por cada unidade escolar.

Os procedimentos são assinados pela promotora de Justiça titular da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina, Flávia Gomes Cordeiro.

 

Leia Também

Mata-mata: Japão é o adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo
MANCHETE

Teresina: veja o que funciona na segunda, dia do jogo do Brasil

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela
DESTAQUE

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela

Desemprego até maio cai para 5,6%, a menor taxa do período
ECONOMIA

Desemprego até maio cai para 5,6%, a menor taxa do período

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas