O tradicional Festival de Rabeca de Bom Jesus chega à sua 15ª edição neste ano, consolidando-se como um dos principais eventos culturais do Sul do Piauí. Realizado anualmente desde 2008. O festival valoriza a rica herança cultural, social e econômica de Bom Jesus e da sua comunidade, com destaque especial para o instrumento que se tornou símbolo da cidade: a rabeca.
A 15ª edição do festival começa com uma programação especial nesta segunda-feira (25), às 18h, no Teatro Alard, com o Fórum Intersetorial sobre a construção do Conselho Estadual de Política Cultural do Piauí, mediado por Poliana Sepúlveda (coordenador geral do PNCCPI) e Antonio Filho (coordenador metodológico do PNCCPI). Às 20h, o primeiro dia de atividades será encerrado com um recital de violão, com Joarley Figueiredo e convidados.
Na terça-feira (26), a programação segue com uma Oficina de Elaboração de Projetos, às 18h, também no Teatro Alard, ministrada pelas instrutoras Marcegiana Silva (assessora metodológica) e Suz Evany (assessora de Projetos e Parcerias). Às 20h30, haverá exibição do filme “Afrofuturismo Art Doc”.
Já na quarta-feira (27), o evento inicia com a Oficina de Captação de Recursos e Portfólio, a partir das 8h, e segue com uma palestra sobre Direito Cultural com a Secretária de Estado da Cultura do Piauí, Ingrid Persi, às 11h.
Toda a programação do festival é gratuita. “Essa é a melhor forma de deixar um legado na cidade, formar a população e incentivar o fazer cultural. Os shows vêm depois para celebrar esse momento”, destaca a secretária estadual da Cultura, Ingrid Persi.
Shows e apresentações musicais
27/11 – Quarta-feira
- Orquestra de Rabeca
- Dally Samba
- Henry Freitas
- Jotavé
28/11 – Quinta-feira
- Orquestra de Rabeca
- Galícia
- Márcia Felipe
- Álvaro Neto
29/11 – Sexta-feira
- Artuzinho Cantor
- R10 – BJ
- Manim Vaqueiro
- Henry Dantas