A professora Nadir do Nascimento Nogueira tornou-se nesta quinta-feira (21) a primeira mulher reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 53 anos da instituição. Ela recebeu o cargo do ex-reitor Gildásio Guedes, em solenidade realizada no campus de Teresina. A nova dirigente vai comandar a UFPI no quadriênio 2024-2028. Antes de assumir a reitoria, ela foi vice-reitora em duas gestões (2012 a 2020).

“Assumo hoje, com o coração repleto de esperança, o cargo de reitora da Universidade Federal do Piauí, a maior Instituição de Ensino Superior do Estado, um patrimônio construído com o esforço de muitas mãos. Com humildade, torno-me a primeira mulher a ocupar este cargo, ciente da responsabilidade que isso representa. Homenageio as mulheres que vieram antes de mim, que abriram os caminhos para que eu pudesse estar aqui”, disse Nadir, emocionada.
A reitora Nadir Nogueira destacou ainda que a trajetória feminina é marcada por desafios e que se deve reconhecer a força de quem rompeu barreiras e construiu um futuro mais igualitário. “’Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres’ como disse Rosa Luxemburgo, que seu legado nos inspire a construir uma Universidade inclusiva, onde todos, independentemente de gênero, raça ou credo, encontrem espaço para desenvolver seu potencial”, enfatizou.
O vice-reitor eleito Edmilson Moura ressaltou os desafios enfrentados pela nova gestão, em especial os cortes orçamentários: “Vivemos um momento difícil para as universidades federais, marcado por limitações financeiras. Recentemente, vimos a UFRJ enfrentando dificuldades para arcar com contas de energia e água. Felizmente, nossa Universidade ainda não chegou a esse ponto. Apesar disso, contamos com uma equipe comprometida e preparada para ouvir e enfrentar os desafios.”
Gildásio Guedes, ex-reitor, desejou boa sorte à atual detentora do cargo. “Estamos aqui neste momento transmitindo o cargo para a futura e atual reitora, a professora Nadir do Nascimento Nogueira. Esperamos que ela continue a construir a Universidade que a sociedade quer”, elucidou.
Mesa de honra
A cerimônia teve início com uma apresentação artística da soprano Gislene Danielle Carvalho, acompanhada ao piano por Luciano de Azevedo. A mesa de honra foi composta por Nadir Nogueira, atual reitora; Gildásio Guedes, ex-reitor; Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI); João Xavier, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), representando o governador Rafael Fonteles; o desembargador João Gabriel Furtado Baptista, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; e Antônia Dalva França Carvalho, pró-reitora de Orçamento e Planejamento.