Adolescente vai relatar suas experiências através das redes sociais do prefeito Firmino Filho. Ela participa do projeto “Líderes de Mudança”.

A estudante Vitória, de 15 anos, ocupará no próximo domingo (11) o cargo de prefeita de Teresina. Em atividade totalmente virtual, a adolescente irá se apresentar nas redes sociais do prefeito Firmino Filho, relatando sobre suas experiências pessoais. A ação faz parte da Campanha Meninas Ocupam, desenvolvida desde 2016 pela Plan International, organização não governamental que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero.
Em Teresina, a ação é executada através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. “Neste ano vamos chamar atenção para o assédio e abuso que meninas e mulheres enfrentam nas redes sociais. A pandemia intensificou muito o uso dessas plataformas, então precisamos garantir que elas sejam ambientes seguros e de livre expressão. As meninas darão visibilidades a esses debates. Esperamos que todas e todos possam apoiar esse grande movimento”, ressaltou a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes.
Para ela, a campanha é importante porque estimula as meninas a vislumbrar e terem como perspectiva espaços de poder, além de estimular a discussão de temas importantes para a promoção da equidade de gênero.
A jovem é estudante da rede municipal de ensino de Teresina e participa do projeto “Líderes de Mudança”, da Plan International Brasil. A partir da iniciativa, Vitória passou a jogar futebol no time de meninas da sua comunidade. Ela aprendeu a desenvolver seu protagonismo e ativismo através de produção de artes e fanzines sobre igualdade de gênero, direito das meninas de jogar futebol, críticas ao padrão de beleza, entre outros.
A estudante também é administradora de um perfil no instagram, onde pauta a insegurança que as meninas enfrentam nas redes sociais e a luta para garantir mais liberdade e segurança virtual.
A ocupação da menina prefeita acontece no dia 11 de outubro, data em que é celebrada o Dia Internacional da Menina, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar atenção do mundo para os direitos das meninas. Em Teresina, foi instituído também no dia 11 de outubro, o Dia Municipal das Meninas, de acordo com a lei 4.962, sancionada em fevereiro de 2016.
Além da ocupação para o cargo de prefeita, as meninas irão ocupar as funções de repórter, com postagem no instagram de uma profissional de comunicação, e do cargo de deputada estadual, que será realizada através das redes sociais da deputada Lucy Soares.
Durante as ocupações, as meninas também debaterão sobre a carta aberta que está sendo divulgada no site da Plan International Brasil, destinada às principais redes sociais como Instagram, Facebook, Tik Tok e Twitter.
O documento convoca as empresas a criarem maneiras mais fortes e eficazes de denunciar abusos e assédios. A carta estará disponível até o dia 10 de dezembro e pode ser acessada através do Plan International Brasil.
Semcom