Embora com esquema de segurança montado e tropas qualificadas para atuarem em todo o estado, o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar do Piauí, coronel Jacks Galvão, destaca que a população deve adotar algumas medidas de segurança nesta época do ano, como não beber ao dirigir, ficar atento a objetos pessoais em praias ou em locais de aglomeração e entre outros.
“Temos que entender que a capital, em alguns momentos, fica um pouco ‘esvaziada’ e precisamos dar atenção também com relação a certos horários que de certa forma facilita os casos de arrombamentos, nós pedimos que a população colabore com a Polícia Militar, trazer essas informações, o vizinho que perceber que a casa do seu vizinho pode estar sendo invadida, entre em contato com a gente, nós temos os canais de comunicação, eu posso citar o Piauí Gov, cidadão, eu posso citar 190, que é a nossa principal ferramenta de contato com a população”, disse o militar.
O coronel Jacks Galvão alerta que é preciso ter muito cuidado “na hora de ir para as festas, de ir para a praia, cuidado com seus objetos pessoais, cuidado com a direção, não ingerir bebida alcoólica quando estiver fazendo o uso de um veículo, deixar as suas residências numa situação de segurança, pedir a um vizinho que observe. Então são dicas que com certeza vão fazer o nosso trabalho ser um pouco mais tranquilo”.
Mais segurança
A Polícia Militar do Piauí lançou na tarde desta segunda-feira (22) a “Operação Veraneio 2024”, com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo e preventivo em Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A ação acontece até o dia 5 de agosto, com a presença das mais diversas modalidades de policiamento da corporação.
De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a região do litoral receberá o acréscimo de quase 200 policiais, entre operações planejadas e tropas especializadas. A área já conta com ações de segurança desde o início do mês por conta do período de férias e agora serão ainda mais intensificadas nos próximos dias.