A professora Nadir Nogueira foi a mais votada na consulta feita junto aos professores, alunos e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para a escolha do novo reitor da instituição. Nadir (chapa 2) obteve 6.647 votos (48,30%). Ela foi vice-reitora por dois mandatos.

A votação aconteceu na quarta-feira (15), em todos os campi da UFPI, e apenas mulheres concorriam ao cargo máximo da instituição. Lívia Nery, da chapa 1, a segunda mais votada, recebeu 3.228 votos (34,85%) e Flávia Lorene, chapa 3, ficou em terceiro, com 16,84% da preferência da comunidade universitária.
Em mais de 50 anos da UFPI, pela primeira vez uma mulher vencer a votação. Na eleição anterior, ela também disputou a indicação para reitoria. O atual reitor, Gildásio Guedes, que não participou do pleito, foi o indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro. O mandato dele termina no final deste ano.
Nadir Nogueira foi vice-reitora nas duas gestões do professor José Arimatéia Dantas Lopes, entre 2012 e 2020. No pleito deste ano, ela teve como candidato a vice-reitor o professor Edmilson Moura. Na campanha, ela prometeu democratizar e modernizar a universidade.
Lista tríplice
Os nomes de Nadir Nogueira e das outras candidatas ainda serão submetidos ao Conselho Universitário, que deve eleger a lista tríplice para ser enviada ao Ministério da Educação. A nomeação da nova reitora caberá ao ministro da Educação e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O mandato será de 2024 a 2028.
Quem é
Formada em Nutrição pela UFPI, Nadir Nogueira tem mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População e Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: minerais e doenças crônicas não transmissíveis e doenças inflamatórias intestinais
Ela atua como docente permanente nos Programas de pós-graduação em Alimentos e Nutrição (mestrado e doutorado) e de Ciências e Saúde (mestrado) da Universidade Federal do Piauí.