Ponte Estaiada, Central de Artesanato, Polo Cerâmico do Poti Velho, Encontro dos Rios e Mercado Velho são algumas das atrações.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) divulgou o Guia Turístico de Teresina 2023. O material traz os pontos mais visitados na capital piauiense, opções de lazer e o melhor da gastronomia local.
A Central de Artesanato Mestre Dezinho, Complexo Turístico da Ponte Estaiada, Mercado Velho, Polo Cerâmico do Poti Velho e rota dos sitios são algumas das atrações indicadas.
Lista dos principais pontos turísticos:

Ponte Estaiada
A Ponte João Isidoro França, construída sobre o Rio Poti, liga as zonas Norte e Leste da capital. Os espaços turísticos da Ponte Estaiada podem receber eventos programados e visitações rotineiras, de livre acesso e com uma considerável área verde.
O mirante está localizado a 95 metros de altura e pode ser acessado através de dois elevadores panorâmicos. Tem uma visão 360 graus de Teresina. Aberto para visitação das 9h às 18h, de terça a sexta, e de 9h às 19h nos finais de semana e feriados. Segunda-feira é fechado.
Central de Artesanato Mestre Dezinho
A Central de Artesanato Mestre Dezinho integra o complexo cultural do Pedro II, que inclui também o Theatro 4 de Setembro. O local foi sede da Polícia Militar e serviu de prisão durante os tempos da ditadura.
Atualmente abriga lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música.
Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho, que faleceu em fevereiro de 2000.
Endereço: Rua Paissandu,1276, Centro.
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-feira: 8h às 18h
Sábado e Domingo: 9h às 14h
Mercado Público de Teresina
Conhecido também como Mercado São José, Mercado Central ou Mercado Velho, oferece serviços e produtos variados, destacando-se rapadura, linguiça, artesanato em couro, madeira fibra e renda, objetos de cerâmica, animais abatidos e vivos, panelas, lanchonetes, restaurantes e outras peças da cultura local. No mercado também funciona uma galeria de arte.
Endereço: Praça da Bandeira – Centro (Sul)
Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira: 6h às 17h
Sábado e Domingo: 6h às 14h

Polo Cerâmico do Poti Velho
O complexo artesanal é formado por 30 lojas, com oficinas de produção de peças decorativas e de utilidade doméstica em cerâmica e barro. Pelo menos 300 profissionais e familiares trabalham nas oficinas, geralmente acomodadas nos fundos das lojas.
Endereço: Rua Desembargador Flávio Furtado, S/N – Poti Velho.
Horário de funcionamento: Diariamente, 8h às 18h
Parque Ambiental Encontro dos Rios
É um dos pontos mais visitantes pelos turistas. O parque foi construído no local onde os rios Poti e Parnaíba se encontram, na zonaNorte da cidade. Lá existe uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia. Ali é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local.

Parque da Cidadania
É um dos parques urbanos mais frequentados de Teresina. Fica no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. Possui uma área de 8,3 hectares, estrutura adequada à prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, um anfiteatro com capacidade para 1.500 pessoas.
Horário de funcionamento:
Terça à Sexta-feira: 5h às 10h – 16h às 21h
Sábados, Domingos e Feriados: 5h às 21h

Rota dos Sítios
Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, Teresina tem um roteiro formado por sítios, chácaras, haras e fazendas. São 16 empreendimentos divididos em quatro rotas: Ipês, União, Gavião e Lago. Veja aqui o mapa do turismo rural.
Veja aqui o Guia Turístico completo