O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito, no Congresso Nacional, é investigar o que realmente aconteceu naquele dia, em Brasília.
EDNALDO CÍCERO FREITAS jornalista redacao@edcicero.com.br
A CPI dos atos golpistas no Congresso Nacional será importante se realmente investigar o que aconteceu em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
É preciso provar quem invadiu os prédios dos Três Poderes e promoveu a quebradeira. E, principalmente, saber quem incentivou com discursos e financeiramente.
Só assim os responsáveis serão punidos.
A CPI não deve ser espaço para narrativas que passam longe dos fatos. Muita gente quer uma Comissão Parlamentar de Inquérito para divulgar a sua versão fantasiosa daquela barbárie.
E planejam fazer isso com vídeos produzidos durante as sessões, com a fala de sempre e para a mesma plateia de fanáticos.
Querem culpar a vítima, transformar os vândalos em santinhos. Isso deve ser combatido durante os trabalhos da CPI.
O governo já tem a sua parcela de culpa no episódio: a incapacidade para armar um esquema de segurança suficiente para conter os ataques.
Mesmo assim, é desespero dizer que o governo planejou o vandalismo. Sim, aquilo foi vandalismo. Terrorismo é outra coisa, bem mais grave.
Todos sabem de onde partiu tudo aquilo.
Golpista tem que ser punido com o rigor da lei. Seja quem for.