Após quase 11 anos, religioso deixa governo da Igreja de Teresina. O novo arcebispo será Dom Juarez Sousa da Silva.

Uma missa que será celebrada na próxima segunda-feira (13), às 17h30, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, vai marcar a despedida de Dom Jacinto Brito, que por uma década foi arcebispo de Teresina. Ele renunciou ao cargo.
Neste momento de transição, Dom Jacinto Brito exerce a função de administrador apostólico até a chegada do novo arcebispo. Ele afirma que seu coração está transbordando de gratidão após toda a trajetória como arcebispo.
“Eu entrego o pastoreio da Arquidiocese de Teresina que me foi confiada pelo Senhor através do Santo Padre, o Papa Bento XVI, com muita gratidão e confiança. Agora passo o pastoreio por mandato do Santo Padre, o Papa Francisco, ao querido e irmão Dom Juarez”, diz.
Dom Jacinto convida toda comunidade de fé para a celebração. “É com imensa alegria que convido a todos os irmãos e irmãs da Arquidiocese, principalmente aqueles com quem trabalhei mais de perto nas pastorais, movimentos, na cúria diocesana e nos setores, para que possam se fazer presentes na próxima segunda feira na nossa Catedral, para que em ação de graças agradeçamos ao Senhor por toda essa trajetória”.
Faltando poucos meses para completar 11 anos à frente da Igreja de Teresina, Dom Jacinto Brito teve o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco. Com isso, no dia 4 de janeiro o Santo Padre nomeou Dom Juarez Sousa da Silva como o oitavo arcebispo da capital piauiense.
Após a posse de Dom Juarez no dia 25 de fevereiro, a partir das 16h, na Catedral das Dores, Dom Jacinto torna-se bispo emérito na Arquidiocese de Teresina.
Na igreja, este título é concedido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita. Mesmo não exercendo funções de governo, continua a participar de atividades pastorais e a colaborar com a missão evangelizadora da Igreja.
Trajetória
Na tarde do dia 6 de maio de 2012, Dom Jacinto Brito chegava à capital do Piauí para assumir a sua mais nova missão, depois de ser nomeado pelo Papa Bento XVI como arcebispo metropolitano de Teresina.
O episcopado do religioso maranhense foi marcado pela valorização do protagonismo laical, com o fomento de novas vocações.
Durante a sua gestão, Dom Jacinto criou 17 diaconias, 15 áreas pastorais e 12 paróquias. O arcebispo também ordenou 25 padres.