domingo, 21 setembro, 2025
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home EDUCAÇÃO

Pesquisadores da UFPI orientam sobre reabertura dos restaurantes

por editor
18 de agosto de 2020
em EDUCAÇÃO, GERAL
Nutricionistas e profissionais de Segurança no Trabalho fazem recomendações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) produziu uma nota técnica com orientações para funcionários e frequentadores de bares e restaurantes. É que estes estabelecimentos reabrem na próxima segunda-feira (17) em Teresina e são considerados locais de risco para a disseminação do novo coronavírus.

O trabalho foi realizado pelas nutricionistas Poliana Cristina de Almeida Fonseca Viola, Suely Carvalho Santiago Barreto, Clélia de Moura Fé Campos, Karoline de Macedo Gonçalves Frota, os engenheiros Mayra Fernandes Nobre e Jean Prost Moscardi e o professor de Educação Física Emídio Marques de Mato Neto.

“Locais como bares e restaurantes, por exemplo, podem ser considerados de alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, pois geralmente são ambientes fechados, há maior circulação de pessoas por mais tempo e o ato da alimentação implica na retirada da máscara”, diz um trecho do artigo.

Segundo os pesquisadores da UFPI, os estabelecimentos “precisam ser readaptados para o funcionamento após a reabertura gradual e saída do isolamento social”, a fim de evitar aglomerações.

O estudo realizado pela equipe de profissionais traz orientações para os funcionários dos bares e restaurantes, além de recomendações para os clientes.

Confira algumas das orientações:

Adotar horários alternativos de atendimento para evitar períodos de pico e aglomerações em filas, por exemplo. É importante o controle de pessoas na entrada do estabelecimento;

Manter a distância de 1,5 a 2 metros entre as mesas e cadeiras dos clientes, o que é possível com alternância de ocupação das mesas ou remoção destas;

Sinalizar os assentos disponíveis para facilitar a identificação, caso não seja possível a remoção de cadeiras;

O número de cadeiras no entorno das mesas deve ser menor, evitando-se cadeiras de frente uma para outra, exceto quando os clientes forem casais ou grupo familiar;

Disponibilizar áreas para lavagem das mãos (para clientes e funcionários) com pia, água corrente, sabão líquido, papel toalha descartável e lixeira com tampa e pedal. Não devem ser utilizadas toalhas de tecido compartilhadas entre clientes e funcionários;

Disponibilizar álcool 70% em gel, em dispositivos fixos (totens, dispenser de parede, etc.) para higiene das mãos de funcionários e clientes, logo na entrada do estabelecimento e em outros locais estratégicos;

Intensificar a limpeza de todas as superfícies tocadas com maior frequência, a exemplo de maçanetas, torneiras de pias, superfícies de manipulação de alimentos, galheteiros, balcão expositor, mesas e cadeiras, etc;

Utilizar, sempre que possível nas mesas, jogos americanos descartáveis (de papel) ou impermeáveis (para facilitar a higienização). No caso de toalhas de tecido, trocá-las a cada cliente;

Aproveitar ao máximo os espaços ao ar livre dos estabelecimentos para a disposição de mesas e cadeiras;

Espaços fechados/confinados não deverão ser utilizados. A ventilação deverá ser feita de forma natural garantindo a constante troca e circulação do ar. Não é recomendado a adoção de Ar condicionado que não realize a troca do ar (apenas recirculação).

Clique aqui para ler a nota técnica completa.

 

Leia Também

Grupo Teatro Mágico apresenta show em Teresina dia 21 de abril
AGENDA CULTURAL

Veja a programação cultural deste final de semana em Teresina

Cinépolis reabre com festival de cinema francês
ENTRETENIMENTO

Veja os filmes que estreiam em Teresina nesta quinta-feira

Boca da Noite: Kassandra e Preto Tipuá são as atrações desta quarta
CULTURA

Projeto Boca da Noite recebe hoje os cantores Logan RF e James Brito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas