Segundo os dados da Sesapi, 842.505 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes contra o novo coronavírus. A vacinação é lenta.
EDNALDO CÍCERO FREITAS jornalista redacao@edcicero.com.br
Até agora, somente 314.245 pessoas tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19 no Piauí e, assim, concluíram o processo de imunização. O total de vacinados representa 9,58% da população.
O baixo percentual de vacinação mostra a lentidão do processo, iniciado na segunda quinzena de janeiro de 2021. O problema está no reduzido estoque de vacinas recebido pelo estado nestes cinco meses.
A primeira dose foi aplicada em 842.505 piauienses (25,67%), entre idosos, profissionais de saúde e outros grupos prioritários. A vacinação por idade agora que chegou à população de 50 anos.
O estado recebeu do Ministério da Saúde, segundo os dados da Secretaria da Saúde do Piauí, 1.532.570 doses das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.
A vacinação lenta contribui para o avanço da covid-19. Somado a isso tem o fato de muita gente desrespeitar as medidas restritivas e participar, cada vez mais, de aglomerações.
No Piauí, o novo coronavírus já causou 6.372 mortes. São quase 290 mil infectados desde o início da pandemia.
Uma terceira onda da doença está batendo às nossas portas. Ainda mais grave.