O novo decreto entra em vigor na próxima sexta-feira e vai até o dia 15 de março.
O governador Wellington Dias anunciou hoje (3) a prorrogação das medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no Piauí. A partir da próxima sexta-feira e até o dia 15 de março, o toque de recolher será das 22h às 5h. O comércio não funcionará nos próximos finais de semana.
As medidas do novo decreto foram tomadas nesta quarta-feira na reunião do governador com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado, que teve a participação de representantes do Judiciário, Ministério Público, empresários e do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, além de profissionais da saúde.
O objetivo é impedir aglomerações, ambiente ideal para a proliferação do novo coronavírus. O número de pessoas contaminadas pelo vírus aumentou bastante nas últimas semanas, com alta na taxa de óbitos e de ocupação de leitos hospitalares.
Medidas de restrições do novo decreto:
Toque de recolher das 22h às 5h do dia seguinte (atualmente, vai das 23h às 5h);
comércio de rua funciona até às 17h, de segunda a sexta-feira;
shoppings abrem das 12h às 21h, de segunda a sexta-feira;
comércio e shoppings fecham nos finais de semana;
bares e restaurantes encerram expediente às 21h (uma hora mais cedo em relação ao decreto em vigor);
proibição de eventos culturais e sociais;
manutenção de aulas presenciais nas escolas que já atuam neste formato;
órgãos públicos vão trabalhar, de forma presencial, com apenas 30% dos servidores.
Atividades liberadas nos finais de semana:
Nos dias 6, 7, 13 e 14 de março – os dois próximos finais de semana –, está autorizado apenas o funcionamento dos serviços essenciais, como supermercados, mercados, farmácias, serviços de saúde.
O decreto em vigor foi assinado na semana passada e vale até quinta-feira (4). O documento que prorroga as restrições passa a vigorar na sexta-feira (5).