A primeira fase da ordenação do trânsito será no período do carnaval, no vilarejo do município de Cajueiro da Praia.

O projeto de organização do trânsito no vilarejo de Barra Grande, um dos principais destinos turísticos do Piauí, começa a ser implantado nesta sexta-feira (12) e vai até 17 de fevereiro, de acordo com a Secretaria Estadual do Turismo. Além disso, serão instaladas barreiras para controlar o acesso ao local no período do carnaval, a fim de garantir o cumprimento das medidas de distanciamento social. O policiamento será reforçado.
Segundo o secretário Flávio Nogueira Júnior, a organização do trânsito atende a pedidos dos moradores, empresários da região e dos turistas que se deslocam para o povoado de Cajueiro da Praia.
“O nosso intuito é, além de organizar, preservar o nosso paraíso ecológico que, a cada dia, está mais conhecido mundialmente. Recentemente, a superintendente de Turismo, Carina Camara, esteve em Jijoca (CE) vendo a logística de funcionamento do trânsito de Jericoacoara, para que possamos analisar e implementar algo semelhante aqui. Temos nos reunido e solicitado apoio da Prefeitura de Cajueiro da Praia, para que seja colocado em prática o mais rápido possível e acreditamos que esse trabalho em conjunto será muito positivo”, disse Flávio Nogueira Júnior.
Barreiras
O decreto de n.º 04, publicado nesta quarta-feira (10), pela Prefeitura de Cajueiro da Praia, estabelece que, nos dias 12 de fevereiro a 17 de fevereiro deste ano, ficam implantadas barreiras de acesso às vias públicas e demais medidas de afastamento social, como ampliação das medidas excepcionais já decretadas pelo município. O vilarejo contará com a inserção de selos indicativos nos veículos permitidos a transitar, bem como placas indicativas dos bloqueios, além da fiscalização por meio de agentes de trânsito.
O documento determina que as barreiras de acesso às vias públicas ficarão na Rua Pontal da Barra, com funcionamento no horário das 6h à 0h, respeitando o seguinte protocolo: das 6h às 16h59, será permitida a entrada de moradores, prestadores de serviços, tais como caminhões pipas, e situações de urgência e emergência quanto ao cumprimento de deveres obrigacionais, além das pessoas com residência, domicílio ou hospedagens (comprovadas em conformidade com o período do Decreto), localizadas na Rua Pontal da Barra.
Das 17h a 0h, será permitida a entrada apenas de veículos credenciados (delivery, moradores da rua e um veículo de cada empreendimento da rua), não podendo estacionar ou parar na rua. Fica proibido, também, a circulação de quaisquer tipo de veículos motorizados, exceto dos deliverys dos bares, restaurantes, pousadas ou afins.
Policiamento reforçado
Na quarta-feira (10), em Teresina, Flávio Júnior esteve também com o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, a quem reforçou o pedido, feito através de ofício, para o aumento do efetivo policial na região, explicando sobre como deve ser o início desse trabalho.
“Pedimos o apoio da Polícia Militar uma vez que, no período de carnaval, o fluxo de turistas aumenta na região litorânea. Por isso, estendemos o pedido também para o aumento do efetivo em Luís Correia. O comandante geral foi muito receptivo, também se mostrando preocupado e solícito”, finalizou o secretário.
Com informações da Setur