Prefeitura de Teresina suspendeu as festividades de Momo. A Secretaria de Turismo pediu adiamento da folia em todo o Piauí.
EDNALDO CÍCERO FREITAS jornalista redacao@edcicero.com.br
Com a suspensão do carnaval 2021 por causa da Covid-19, começa uma discussão a respeito da manutenção ou não do feriado nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira.
Em live, o presidente Jair Bolsonaro disse que o feriado será mantido por se tratar de uma lei federal, em resposta à pergunta de um apoiador. E opinou, ao seu estilo:
“Agora se o cara vai pular ou não o carnaval, se vai ter carnaval ou não é outra história. E nós pretendemos manter que é um carnaval religioso, é isso mesmo? Segunda e terça é feriado. Nós vamos manter e cada um é responsável pelos seus atos”, afirmou.
O presidente errou. A data não faz parte da lista de feriados nacionais. É ponto facultativo. Por isso, estados e municípios têm autonomia para fazer as próprias regras. No Rio de Janeiro, por exemplo, é feriado. No Piauí, servidores estaduais e municipais são liberados, por decreto, até o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas.
Já o comércio de Teresina negocia com os empregados: eles fazem horas extras em dezembro e, assim, ganham a folga no carnaval e Semana Santa do ano seguinte.
Uma coisa é certa: muita gente já está programando viagens para os dias de folga. Hotéis e pousadas pelo Brasil afora estão vendendo pacotes para a temporada carnavalesca.
***
Em Teresina, a Prefeitura suspendeu o Corso do Zé Pereira e carnaval nos bairros. A Secretaria de Turismo do Piauí propôs a suspensão da festa em todo o estado, por causa do crescimento no número de casos de novo coronavírus.
***
Confira aqui a lista de feriados nacionais