O motivo é a pandemia do novo coronavírus. A festa já foi adiada em outros estados brasileiros.
O secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, vai propor ao governador Wellington Dias o adiamento do carnaval do Piauí para junho. O motivo é a pandemia do novo coronavírus.
Outros estados brasileiros, como Bahia e Rio de Janeiro, já decidiram que a festa não será realizada no período de 13 a 16 de fevereiro, como determina o calendário oficial.
A folia carnavalesca, lembra o secretário, atrai multidões e a recomendação no momento é evitar aglomeração, ambiente ideal para a disseminação do vírus causador da Covid-19.
“O vírus continua circulando. Sabemos que o carnaval é uma festa de aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, disse Flávio Júnior, que é médico.
Segundo o secretário, a decisão de adiar o carnaval deve acontecer em uma reunião com o governador, prefeitos e os integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que monitora os casos da Covid-19 no estado.
“O Piauí tem muitos municípios com tradições carnavalescas, entre eles Luís Correia, Barras, Água Branca, União e Floriano. São cidades que costumam trazer bandas nacionais e atraem um grande público”, afirmou.
Em Teresina, o carnaval se resume no Corso do Zé Pereira – que arrasta milhares de pessoas para a Avenida Raul Lopes – e nas festas dos blocos nos bairros.