A Prefeitura quer usar o local como centro de apoio aos moradores de rua. Governo quer transformá-lo em espaço cultural.
EDNALDO CÍCERO FREITAS jornalista redacao@edcicero.com.br
O prédio do antigo Cine Rex, um dos inúmeros imóveis abandonados no Centro de Teresina, está no meio de um debate acerca da sua utilização.
Tudo começou quando o novo prefeito da cidade, Dr. Pessoa, propôs transformar o local em um ponto de apoio aos moradores de rua.
Contra a medida, a classe artística iniciou uma campanha a favor da incorporação do espaço ao Centro Cultural Pedro II, que engloba o Theatro 4 de Setembro, Clube dos Diários e o Centro de Artesanato.

A Secretaria Estadual da Cultura, por sua vez, desengavetou um projeto que propõe a desapropriação e revitalização da sede do Cine Rex, desativado há anos, para ampliar o parque cultural daquela área.
E os moradores de rua, como ficam?
Sim, Dr. Pessoa deve oferecer um serviço de assistência a essa população, cheia de carências, que vem crescendo em Teresina.
A região central da cidade tem outros prédios abandonados, que servem de esconderijo para bandidos. Um deles poderia ser adaptado para receber os sem-teto.
Já o imóvel que abrigou importante opção de entretenimento para os teresinenses e faz parte de um rico conjunto arquitetônico na região mais cultural da cidade, será melhor aproveitado em projetos de incentivo às artes.
(A coluna foi publicada no início da manhã. Horas depois, a Prefeitura de Teresina informou que a casa de passagem para os moradores de rua vai funcionar no prédio do Sesc Piauí, na Avenida Maranhão. Aquela unidade da instituição mudou de endereço).