Conflitos como pensão alimentícia, divórcio e dívidas em bancos podem ser solucionados durante a semana, de acordo com o TJ-PI.
A Semana Nacional da Conciliação 2020 começa hoje (30) já com quatro mil audiências agendadas. Segundo o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), serão audiências para negociar dívidas, divórcio e guarda de filhos, acidentes de trânsito, questões financeiras com bancos, entre outros. O evento vai até sexta-feira (4).
Por causa da pandemia, os encontros serão por meio virtual. Foram montadas 13 salas de videoconferência. Este ano a campanha tem como tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”, e busca mostrar como o método de solução de conflitos pode gerar acordos que priorizam as condições das partes.
De acordo com o desembargador Olímpio Galvão, coordenador estadual da SNC, foram pautados quase 1.800 audiências referentes a processos de execução fiscal envolvendo a Secretaria Estadual de Fazenda; mais de 170 envolvendo a Caixa Seguradora.
No âmbito da Equatorial Piauí, responsável pelo abastecimento de energia elétrica no estado, estão programadas mais de 100 audiências para negociar débitos dos consumidores.
“Notamos que a cultura da mediação e da conciliação está evoluindo muito. As partes estão aderindo e percebendo que solucionar um conflito no início é muito melhor que a demanda judicial”, disse o desembargador Olímpio Galvão.
Durante a semana, também é possível realizar a conciliação pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado, e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores.
Com informações do TJ-PI