Dr. Pessoa e Kleber Montezuma disputam a preferência do eleitorado. O mandato de quatro anos começa no dia 1º de janeiro de 2021.

Um total de 558.661 eleitores deve votar hoje (29) no segundo turno da eleição para prefeito de Teresina, de acordo com a Justiça Eleitoral. A votação será das 7h às 17h. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os idosos terão prioridade nas três primeiras horas de funcionamento das seções eleitorais.
Neste domingo, os eleitores deverão escolher entre Dr. Pessoa (MDB), que teve 142.769 votos (34,53%) no dia 15 de novembro, e Kleber Montezuma (PSDB), escolhido por 110.395 votantes (26,70%).
Sairá vencedor aquele que obtiver a metade dos votos válidos mais um. Nesta conta, vale apenas os votos dados aos dois políticos, após exclusão dos votos nulos, em branco e abstenção.
O novo prefeito de Teresina será conhecido ainda hoje. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) inicia a apuração dos votos logo após o encerramento da votação, às 17h. O mandato começa no dia 1º de janeiro de 2021, com duração de quatro anos.
O economista Kleber Montezuma, ex-secretário municipal de educação em Teresina, representa o grupo político que há três décadas comanda a Prefeitura da capital. Foi indicado pelo atual prefeito Firmino Filho, que está no final do seu quarto mandato.
Médico, ex-deputado estadual e ex-vereador, Dr. Pessoa disputa a cadeira de prefeito com apoio do governador Wellington Dias (PT) e de outros condidatos derrotados no primeiro turno: Gessy Fonseca (PSC), Fábio Novo (PT) e Fábio Abreu (PL).
Voto com segurança
Em vídeo divulgado no sábado, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-PI, Paulo Roberto de Araújo Barros, pediu que o teresinense vote “de forma livre, consciente e segura”.
Ele também recomendou que todos respeitem as regras determinadas pelas autoridades sanitárias de combate ao novo coronavírus. É obrigatório o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel.
Primeiro turno
No primeiro turno, 446.778 pessoas votaram para prefeito e vereador na capital. De acordo com os dados do TRE-PI, 111.883 teresinenses não compareceram às urnas, o que dá uma abstenção de 20,03%.
As estatísticas do tribunal mostram que 4,94% dos teresinenses anularam o voto no dia 15 de novembro e 2,50% votaram em branco.