A Polícia Militar do Piauí iniciou, nesta quarta-feira (30), o envio do efetivo que será empregado na segurança das eleições 2026 em todo o estado. Ao todo, mais de 6.500 policiais militares atuarão nas operações, com equipes destinadas aos locais de votação e ao policiamento ostensivo nos municípios piauienses.

Do total, cerca de 3.500 policiais militares estarão empregados diretamente nos locais de votação, enquanto os demais atuarão no policiamento ostensivo. A estrutura de comando contará ainda com 14 oficiais responsáveis pelas Regiões Eleitorais, 78 oficiais comandantes de Zona Eleitoral e 233 oficiais comandantes de policiamento.
O planejamento estabelece que cada município contará com um oficial da PMPI e que, para cada Zona Eleitoral, será designado um oficial superior para prestar apoio aos juízes eleitorais. A medida fortalece a coordenação das ações de segurança durante o processo eleitoral e a integração com as demais instituições envolvidas na operação.
Para reforçar o policiamento no interior do estado, mais de 2 mil policiais militares serão deslocados. Nesta quarta-feira (30), mais de 200 policiais saem da capital com destino a municípios localizados a mais de 500 quilômetros.
O deslocamento do efetivo terá continuidade nesta quinta-feira (1º), quando outros mais de 1.800 policiais militares serão empregados em viagens da capital para o interior e também entre municípios do interior.




